No mundo tão digital que vivemos, a paleta de cor virou a nova queridinha das marcas. Mas será mesmo que a cor influencia nosso comportamento?
A psicologia das cores, área que faz todo este estudo, nos confirma que sim! Nosso cérebro é capaz de transformar cores em sensações, e modificar nosso comportamento, emoções e até mesmo interferir em nossas decisões. Portanto, trabalhar nossa comunicação visual, com o intuito de que o cérebro associe a cor a quem somos, é um tanto quanto interessante. Não é mesmo!
Para Eva Heller, autora do livro “A psicologia das cores – Como as cores afetam a emoção e a razão”, não existe cor desprovida de significado. Por isso, não tem como olharmos ou usarmos uma cor, e não “sentirmos” ela.
Sendo assim, nada mais estratégico do que associar sua marca à cores que transmitam o que realmente você busca comunicar intencionalmente, através da sua essência de marca. Considerando uma forma inteligente e intencional, podemos trabalhar as cores das nossas marcas em diversos pontos de contato, seja na comunicação visual, nos materiais gráficos, na pattern desenvolvida, na narrativa fotográfica, e até mesmo em nossas roupas e acessórios. Já pensou nisso? Assim conseguimos despertar nas pessoas, a sensação que desejamos ser associados.
As cores são representadas no círculo cromático de cores, ele é composto pelas três cores primárias, três cores secundárias e seis cores terciárias.
- Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
- Cores secundárias: é a mistura de duas cores primárias.
- Cores terciárias: é a mistura das cores primárias com cores secundárias.
É importante também lembrarmos que estes estímulos, podem ser modificados de acordo com a forma como aplicamos e combinamos as cores, pois existe uma infinita gama de variação. Para que as cores sejam utilizadas de forma eficiente, precisamos analisar toda a parte de segmentação de marca, pois é nesta etapa que vamos identificar o público alvo, a persona e todas as características desta marca, para a partir daí definirmos a melhor forma de aplicação e composição.
Durante a análise de cores, podemos perceber que as cores são percebidas de formas diferentes para cada indivíduo. Por exemplo, o tom de azul pode lhe trazer uma sensação de calmaria, já para outras pessoas podem ser associadas a uma cor sóbria com sensação de segurança. Ambas as emoções são agradáveis, portanto, quaisquer cores podem gerar sentimentos positivos dependendo do seu objetivo.
Por isso, na hora de definir sua paleta de cor, tente ao máximo associar seus gostos pessoais com a sensação que você quer transmitir. Assim sua comunicação será mais intencional e alinhada com seus objetivos.
Na imagem abaixo, separei algumas sensações que as cores podem transmitir, mas lembre-se, toda cor dentro de um projeto associada á outros tons e itens, podem ser direcionadas ao intuito da comunicação. Portanto não se prenda as definições e sensações, elas são apenas a associação comum. Por aqui o óbvio nunca é a ideia principal, sair da bolha de pensamento e definir coisas novas é o que nos torna mais criativos e autênticos, então separa o lápis e o caderno para pensar e anotar as cores que nos representam associada ao nosso intuito de comunicação, e assim criar marcas autênticas e fora do comum. Combinado?