Quando iniciamos um projeto, surgem dúvidas em relação a como começar, como estruturar um pequeno negócio, como ter uma marca com essência, e tantas outras dúvidas que parecem não ter fim. Quando eu decidi empreender meu foco foi em, desenvolver um atendimento individual personalizado, eu queria que meus clientes se tornassem meus amigos. Por aqui eu sempre coloquei o bem estar das pessoas no centro de tudo, estamos na era da verdade, da construção de relação legítima e profunda, que faz com que seus clientes se tornem fiéis à sua marca. Com isso eles passam a defendê-la com unhas e dentes, tornando-se uma comunidade, portanto, inicie seus projetos trabalhando a percepção do consumidor em diferenciação, seja em seu atendimento, em seu produto, na forma de produzir. Podemos estruturar isso melhor respondendo perguntas como:
- Quem é meu público alvo?
- Quais os problemas que meu produto resolve e quais os benefícios dele?
- Qual a essência e atributos da minha marca?
- Quais são meus diferenciais em relação ao concorrente?
- Como eu quero que minha marca seja lembrada e reconhecida?
Quando iniciamos um pequeno empreendimento normalmente temos uma equipe menor e por vezes falta de recursos, por isso, muitas vezes, driblamos as dificuldades com ousadia e criatividade, para atrair clientes e fazer com que nossa marca seja reconhecida. E é aí que vem a importância de se definir o posicionamento do nosso negócio. Uma pequena empresa bem estruturada, pode facilmente superar os grandes concorrentes, seja no atendimento, no estudo de tendências e na produção mais assertiva, por isso seja ágil, flexível e rápido, pois isso é tudo que uma grande empresa não consegue ser.
Mostre o seu jeito único, buscando assim, uma comunicação com engajamento emocional e valores afetivos, trabalhe a essência da sua marca, traçando um plano de ação com estratégias focadas na perspectiva que seu público-alvo almeja. Afinal, queremos despertar sensações e criar conexões com este consumidor. E nada melhor para isso do que ser aquele profissional que conversa com os clientes, que compartilha todo o processo de criação, que defende suas ideias com paixão, essa relação de proximidade é um diferencial e tanto para os pequenos negócios.
“Produtos são feitos nas fábricas, marcas são construídas na mente” – Walter Landor
Podemos utilizar todo o potencial da nossa marca deixando bem alinhado alguns pontos específicos, para que sejamos coerentes em nossas ações e decisões, denominamos estes pontos como Golden Circle, o famoso, porque, como, é o que fazemos.
- Porque – Qual o motivo da minha marca existir?
- Como – Como é o processo de desenvolvimento dos meus serviços ou produtos?
- O que – Qual produto ou serviço eu ofereço?
Busque definir estes passos iniciais e aplicar no dia a dia da sua marca, seja nos conteúdos, seja na forma de entregar seus produtos ou em qualquer outra necessidade, sempre se pergunte se o método como você está criando ou lidando com determinada situação, faz parte da sua verdade e cultura de marca. Marca tem que ter alma, marca é construída todo dia, em pequenos passos, o trabalho de se posicionar no mercado, nunca é finalizado, ele deve estar sempre ativo e alinhado, com seus objetivos e valores como empresa, consistência, presença e coerência visual, são as peças chaves para conseguir representar a essência do seu negócio.