Saber qual é a diferença entre identidade visual e branding é fundamental nos dias de hoje. São dois conceitos essenciais que ampliam as chances de uma empresa conquistar bons clientes. Afinal, só faz sucesso com o público quem marca presença, não é mesmo?
No entanto, é comum empreendedores se confundirem com os termos e suas funcionalidades. Acreditando que façam parte da mesma estratégia. Este pequeno equívoco pode custar caro para o empreendedor.
Identidade visual e branding são duas ferramentas indispensáveis; donas de conceitos bem diferentes!
Por isso, reunimos as principais informações sobre as duas estratégias. Falaremos especialmente sobre a importância de ter identidade visual e branding bem definidos para ganhar espaço no meio digital. É hora de entender as diferenças dos mecanismos de forma simples e objetiva. Vamos lá?
Para começar, o que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de componentes gráficos que caracterizam uma empresa, produto ou serviço. Ela simboliza o reconhecimento visual dos consumidores nos canais digitais e físicos.
A técnica abrange diversos elementos, como: cores, ícones, tipos de linguagem verbal e visual, tipografia e etc.
Todos esses recursos são extremamente importantes na hora de posicionar sua marca. Afinal de contas, é a partir desse contato visual que os componentes gráficos permitem se comunicar de uma forma visual e fazer com que seus clientes se lembrem da sua empresa, produto ou serviço.
A técnica reflete a autenticidade do negócio com uma simples apresentação. Por isso, é bom caprichar na identidade visual, para que seja “amor à primeira vista” entre a marca e o cliente. Torne o seu negócio memorável!
E o que é branding?
Agora que você já viu o que é Identidade Visual, vamos explicar o que é branding, ok?
Branding consiste na construção de ideias para a abordagem visual, considerando as estratégias de marketing digital.
Ainda não entendeu? Tudo bem! Resumidamente, é toda a metodologia que engloba:
- Os principais objetivos da publicidade;
- Valores da marca;
- Planejamento de canais digitais;
- Habilidades para conduzir a comunicação;
- Gestão de posicionamento;
- Ferramentas gráficas.
Entre outras táticas…
Por este motivo, não se pode abrir mão da identidade visual e do branding. Enquanto uma opera como ferramenta no mundo digital, a outra é o conjunto amplo de gerenciamento da marca.
Mesmo quando a técnica é excelente, ela pode falhar se não houver planejamento estratégico, não é mesmo? É imprescindível trabalhar com os dois sistemas para assegurar uma gestão competente.
Por que é importante ter uma identidade visual bem definida?
Bem, precisamos falar por que é importante ter uma identidade visual bem definida!
Quando um cliente em potencial se depara com o material da empresa, a primeira coisa que o atrai é a identidade visual. Pode parecer óbvio, mas é bom deixar claro.
Os elementos visuais representam o que a marca propõe ao consumidor. A produção de componentes gráficos precisa mostrar como força de mercado.
Não pode restar nenhuma dúvida sobre “quem” está falando através da tela!
Por outro lado, quem ignora seu modelo de apresentação, passa uma imagem de descompromisso, de falta de ideias criativas. Se quer que uma empresa se destaque, faça ela se destacar visualmente em primeiro lugar.
Por que é importante ter o branding bem definido?
Já se perguntou como algumas empresas fazem tanto sucesso entre seus concorrentes? Pois é; se elas chegaram até lá, é porque se planejaram, se adaptaram, observaram a concorrência e desenvolveram soluções criativas.
É impossível vender e se manter no topo sem gerenciamento estratégico. Da mesma forma, não dá para ter sucesso na criação de conteúdo visual sem uma gestão de negócio.
Então, por que é importante ter o branding bem definido?
Porque sem ele não dá pra saber o que fazer com a identidade visual e com os seus canais digitais. Onde usar, como usar, como construir e etc.
Se a meta principal é garantir que a divulgação tenha bom alcance de público, cabe ao gestor definir os processos. O branding é uma estratégia poderosa que dá à marca sua relevância no mercado. Aproximando-a de seus clientes, do início à sua fidelização.
Vale a pena contratar um serviço de criação da identidade visual?
Com a grande demanda de metas e atividades a cumprir, a elaboração de conceitos criativos pode acabar ficando de “escanteio”. E como falamos, a personalidade visual tem a responsabilidade de cativar o público pelo olhar.
A melhor maneira de guiar os clientes é contar com a ajuda de profissionais capacitados. Especialistas que entendem tudo quando o assunto é produção criativa.
Então a resposta é sim! Vale a pena contratar um serviço de criação da identidade visual! Isto significa ter o retorno do investimento nas estratégias de captação. O ideal para uma empresa é que seja vista como referência no que faz. Por isso, o serviço de criação da identidade visual é fundamental neste processo.
Não desista de ser um empreendedor vitorioso, seu futuro está logo ali. Basta você olhar! Use Identidade Visual e Branding para se destacar!
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