Construindo narrativa visual de marca com a fotografia

A fotografia é mais do que uma imagem. É arte. É um transmissor de significados. 

Afinal, os elementos mostram uma história real. Autêntica. Uma narrativa visual que envolve emoção, argumento e outras sensações.

Logo entende-se que uma imagem cria conexões. O que não é diferente na narrativa visual de marca

Vale lembrar que muitos se apegam mais ao lado visual do que o verbal. Julgando “de cara” o livro pela capa. O que torna esse processo ainda mais desafiador. Não é verdade? 

Por isso, preparamos um conteúdo fresquinho! Cheio de dicas para você. E já demos outras dicas também de como construir a narrativa visual de marca com a fotografia.

 

O que é narrativa visual?

A narrativa visual é a maneira de construir uma história a partir da imagem. Em geral, empresas usam o recurso para impulsionar seu posicionamento de marcaIsto é, criar um vínculo com clientes contando algo de valor sobre a marca. Ideias, histórias, relatos e conceitos.

A narrativa visual é capaz de atrair pessoas pelo olhar. Seja para comprar, visitar um site ou dialogar nas redes.

Pense que antes de ler o livro, observamos as imagens. A sinopse do conteúdo. Por que seria diferente com a fotografia? A narrativa visual tem esse poder! Comunicar histórias de modo mais humano, perceptível e preciso.

 

Por que é tão importante ter a narrativa visual definida?

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que a narrativa visual tem a “missão” de encantar o espectador. E quando contém uma estratégia bem definida, a ação é mais certeira.

Dessa forma, o público fica mais motivado, curioso. Disposto a se aproximar da marca pelo que vê. Esse gerenciamento de emoções deve ser levado em conta na criação da imagem.

O lado bom? Uma fotografia pode ser feita de forma simples. Rápida. Usando apenas um celular, a construção da narrativa visual pode começar!

E aí, quer algumas dicas? Veja o que vem a seguir!

 

Como construir a narrativa visual da marca com a fotografia?

O que o público quer ver? Criatividade? Confiança? Inovação? 

Para saber, é bom ficar de olho no próprio público, viu? As narrativas visuais de sucesso têm um diferencial. Surpreendem o público. Geram engajamento, novas conexões, compras…

Mas, o fácil acesso a internet aumenta a disputa por espaço. Então, como criar a narrativa com maior valor e audiência?


Tenha um repertório visual

A mensagem visual envolve referências, inovações e muita criatividade. Logo, o profissional com amplo repertório visual sai ganhando. Já que não fica preso à um padrão repetitivo. Ele não se sujeita ao “mesmo trabalho de sempre”.

Sem dúvida, quem tem o objetivo de construir narrativas sólidas precisa de uma “biblioteca visual”. Deve estudar estilos, referências e combinações que originem produções modernas.

Afinal, mostrar o “novo” também significa “repaginar”!


Fique atento a composição visual

A composição visual é a harmonia do tema com os fatores em volta. E claro, o enquadramento de todos eles na fotografia.

Ao lidar com a composição visual, alguns tópicos devem ser analisados. Como:

  • as linhas no enquadramento;
  • a paleta de cores;
  • o ponto de vista;
  • a junção dos elementos;
  • o foco no assunto principal;
  • o equilíbrio com os fatores secundários.

Pensando nisso, a narrativa visual deve fazer alinhamentos de maneira inteligente. Captando a atenção a todos os valores.


Analise a mensagem a ser transmitida

Ao compreender o que é narrativa visual, vemos que o foco é a mensagem a ser transmitida. A imagem com potencial criativo.

Desse modo, analisar a mensagem a ser transmitida deve acontecer em primeiro lugar. Ter em mente o conteúdo ao falar com o público por meio da fotografia. 

Produzir uma imagem que apresente seu conteúdo com clareza e simbolismo é essencial.


Conte sua história com fotografia

A fotografia é uma arte que não se restringe ao comodismo. Cada foto tem uma história. Tem sua própria mensagem.

Além disso, não é nenhum segredo que a compreensão de um ponto de vista depende da comunicação. Da maneira como o argumento é levantado. Exibido.

Por este motivo, vale a pena organizar as ideias e as metas antes de partir para ação. Refletir sobre a história presente na fotografia. 

Vale ressaltar que a narrativa visual da marca abrange aspectos além das fotografias. Ou seja, outras técnicas de marketing, de abordagem… Portanto, ao divulgar uma campanha, é bom ficar ligado na narrativa verbal. Principalmente, quando a foto vem acompanhada de um texto na página.

É necessário que ambos os exemplos de narrativa visual falem a mesma língua. Evitando distrações e mistura de “mensagens” desconexas. Apresentar um material coeso e preciso na fotografia faz toda a diferença no mercado.

Está precisando comunicar melhor sua essência de marca? Confira nosso trabalho e conte conosco para construir a narrativa visual de sua marca com eficiência, muita criatividade e empenho!

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