Como definir a paleta de cor da sua marca

Bem, saber como definir a paleta de cores da marca é vital para os negócios. Afinal, é uma das estratégias para criar vínculo com os clientes. Além disso, serve para mostrar valores, emoções e força no mercado.

Acima de tudo, o impacto visual das cores faz a marca ser notada. Lembrada. 

Vale destacar que o processo de criação não é feito de qualquer maneira. A escolha de tons não é feita de forma avulsa. Mas reflete como a empresa quer ser vista. 

Lembre-se que as cores ajudam a fixar a marca na mente do público. Como o roxinho do Nubank, por exemplo. 

Por isso, este é um trabalho sério que exige atenção. E nós estamos aqui para ajudar nessa tarefa. Sendo assim, veja como definir a paleta de cores da sua marca.

 

Em primeiro lugar, o que é paleta de cores?

A paleta de cores da marca indica os tons que a representam. Isto é, mostra quais são as “cores da empresa”. Aquelas que “levam” a pessoa até a marca.

Em geral, podem ser inseridos de um até dez componentes de cor. As cores são alinhadas à identidade visual e ao branding. O que ajuda a consolidar a marca em seu setor, e a conecta com o público. 

Para funcionar, ela é aplicada:

  • no logotipo;
  • nas ações digitais;
  • nos informativos;
  • nas mídias sociais;
  • em uniformes e demais pontos de contato da loja;
  • no site da marca;
  • na comunicação visual em geral.

 

A importância da escolha das cores

Antes de mais nada, a empresa precisa reconhecer a importância da escolha das cores.. Ou seja, não basta optar por algo que “talvez” fique bom. 

Por isso, as cores que combinam com a marca devem ser definidas antes de qualquer ação. A fim de que:

  • A marca ganhe mais destaque.. Em especial, daqueles que não inovam e usam tons apagados.
  • O cliente lembre rapidamente da marca. Ou seja, veja as cores e as conecte à empresa.
  • O branding e a identidade visual “falem a mesma língua”. De modo que as técnicas estejam alinhadas.
  • A empresa inspire as pessoas, usando a psicologia das cores no marketing. Assim, a marca atrai o cliente comunicando-se com ele.
  • A marca mostre sua autenticidade, seu jeito de ser. O que gera mais confiança aos compradores.

 

Como definir a paleta de cores da marca?

A princípio, é necessário se perguntar: o que deve ter na paleta de cores da minha marca? O que quero comunicar pela identidade visual? 

Abaixo, você encontrará dicas para trabalhar nesse conceito. Saiba como escolher a paleta de cores para a empresa.

 

Mostre a autenticidade da marca

A comunicação visual é vital na construção do que vai ser vendido no mercado. Afinal, a primeira coisa que atrai a atenção de alguém são os elementos visuais.

Portanto, para ter uma paleta de cores forte, que chame atenção, avalie o perfil da própria empresa. Liste o que descreve seu negócio. O que ele agrega ao público.

Analise dados importantes sobre potenciais clientes. Quem são, faixa etária, localização e etc.

Logo, é possível construir a identidade visual. Com autenticidade e autonomia para liderar o segmento. Além de estabelecer comunicação com o público.

 

Entenda sobre psicologia das cores

Decerto, você já ouviu falar que na virada do ano cada pessoa escolhe uma cor pelo que deseja. Não é mesmo?

Pois é! Isso é uma superstição de fim de ano, sabemos. Mas nos negócios, a psicologia e a escolha das cores andam lado a lado. Com a proposta de dar mais visibilidade à marca. E por consequência, ajuda a vender mais!

Por isso, é correto afirmar que as cores transmitem mensagens pelas sensações que passam. Comovendo assim as pessoas ao adquirir um produto.

Veja alguns exemplos do que falamos…

  • Amarelo: Otimismo, alegria, luz.
  • (Marcas famosas que usam: Mc Donald’s e Mercado Livre)

 

  • Vermelho: Energia, amor, poder.
  • (Marcas famosas que usam: Netflix e Coca-Cola)

 

  • Azul: Confiança, tecnologia, segurança.
  • (Marcas famosas que usam: Dell e Oral-B)


  • Verde: Equilíbrio, natureza, passe livre.
  • (Marcas famosas que usam: Starbucks e Spotify)


  • Laranja: Criatividade, energia, sucesso.
  • (Marcas famosas que usam: Fanta e BMG)


  • Roxo: Conhecimento, criatividade, luxo.
  • (Marcas famosas que usam: Nubank e Netshoes).

Para ter o mesmo sucesso, entenda sobre a psicologia das cores antes de colocar a mão na massa. 

 

Use ferramentas para paletas de cores

Uma dica super útil para definir a paleta de cores da marca é usar boas ferramentas. Elas ajudam a harmonizar as cores, indicando os diferentes tons e estilos.

Além disso, são ótimas para criar um design específico de acordo com a eventualidade.

Algumas das melhores ferramentas de criação são:

  • Círculo Cromático: ferramenta para trabalhar com harmonia de cores. Ao todo são 12 cores – três primárias,  três secundárias e seis terciárias. (Neste post falamos mais sobre cores);
  • Adobe Color: O famoso gerador de cores harmonizadas, lá a gente consegue gerar paletas de cores associando as cores análogas, monocromáticas, complementares dentre outras.

 

Agora, se quer aumentar a sua chance de sucesso, entre em contato conosco, temos os melhores especialistas. Invista em equipes capacitadas na criação de identidade visual, design e branding. Faça o melhor pelo seu negócio!

Deixe seu comentário

Fique tranquilo, não iremos publicar seu e-mail.

Entre em contato