Bem, saber como definir a paleta de cores da marca é vital para os negócios. Afinal, é uma das estratégias para criar vínculo com os clientes. Além disso, serve para mostrar valores, emoções e força no mercado.
Acima de tudo, o impacto visual das cores faz a marca ser notada. Lembrada.
Vale destacar que o processo de criação não é feito de qualquer maneira. A escolha de tons não é feita de forma avulsa. Mas reflete como a empresa quer ser vista.
Lembre-se que as cores ajudam a fixar a marca na mente do público. Como o roxinho do Nubank, por exemplo.
Por isso, este é um trabalho sério que exige atenção. E nós estamos aqui para ajudar nessa tarefa. Sendo assim, veja como definir a paleta de cores da sua marca.
Em primeiro lugar, o que é paleta de cores?
A paleta de cores da marca indica os tons que a representam. Isto é, mostra quais são as “cores da empresa”. Aquelas que “levam” a pessoa até a marca.
Em geral, podem ser inseridos de um até dez componentes de cor. As cores são alinhadas à identidade visual e ao branding. O que ajuda a consolidar a marca em seu setor, e a conecta com o público.
Para funcionar, ela é aplicada:
- no logotipo;
- nas ações digitais;
- nos informativos;
- nas mídias sociais;
- em uniformes e demais pontos de contato da loja;
- no site da marca;
- na comunicação visual em geral.
A importância da escolha das cores
Antes de mais nada, a empresa precisa reconhecer a importância da escolha das cores.. Ou seja, não basta optar por algo que “talvez” fique bom.
Por isso, as cores que combinam com a marca devem ser definidas antes de qualquer ação. A fim de que:
- A marca ganhe mais destaque.. Em especial, daqueles que não inovam e usam tons apagados.
- O cliente lembre rapidamente da marca. Ou seja, veja as cores e as conecte à empresa.
- O branding e a identidade visual “falem a mesma língua”. De modo que as técnicas estejam alinhadas.
- A empresa inspire as pessoas, usando a psicologia das cores no marketing. Assim, a marca atrai o cliente comunicando-se com ele.
- A marca mostre sua autenticidade, seu jeito de ser. O que gera mais confiança aos compradores.
Como definir a paleta de cores da marca?
A princípio, é necessário se perguntar: o que deve ter na paleta de cores da minha marca? O que quero comunicar pela identidade visual?
Abaixo, você encontrará dicas para trabalhar nesse conceito. Saiba como escolher a paleta de cores para a empresa.
Mostre a autenticidade da marca
A comunicação visual é vital na construção do que vai ser vendido no mercado. Afinal, a primeira coisa que atrai a atenção de alguém são os elementos visuais.
Portanto, para ter uma paleta de cores forte, que chame atenção, avalie o perfil da própria empresa. Liste o que descreve seu negócio. O que ele agrega ao público.
Analise dados importantes sobre potenciais clientes. Quem são, faixa etária, localização e etc.
Logo, é possível construir a identidade visual. Com autenticidade e autonomia para liderar o segmento. Além de estabelecer comunicação com o público.
Entenda sobre psicologia das cores
Decerto, você já ouviu falar que na virada do ano cada pessoa escolhe uma cor pelo que deseja. Não é mesmo?
Pois é! Isso é uma superstição de fim de ano, sabemos. Mas nos negócios, a psicologia e a escolha das cores andam lado a lado. Com a proposta de dar mais visibilidade à marca. E por consequência, ajuda a vender mais!
Por isso, é correto afirmar que as cores transmitem mensagens pelas sensações que passam. Comovendo assim as pessoas ao adquirir um produto.
Veja alguns exemplos do que falamos…
- Amarelo: Otimismo, alegria, luz.
- (Marcas famosas que usam: Mc Donald’s e Mercado Livre)
- Vermelho: Energia, amor, poder.
- (Marcas famosas que usam: Netflix e Coca-Cola)
- Azul: Confiança, tecnologia, segurança.
- (Marcas famosas que usam: Dell e Oral-B)
- Verde: Equilíbrio, natureza, passe livre.
- (Marcas famosas que usam: Starbucks e Spotify)
- Laranja: Criatividade, energia, sucesso.
- (Marcas famosas que usam: Fanta e BMG)
- Roxo: Conhecimento, criatividade, luxo.
- (Marcas famosas que usam: Nubank e Netshoes).
Para ter o mesmo sucesso, entenda sobre a psicologia das cores antes de colocar a mão na massa.
Use ferramentas para paletas de cores
Uma dica super útil para definir a paleta de cores da marca é usar boas ferramentas. Elas ajudam a harmonizar as cores, indicando os diferentes tons e estilos.
Além disso, são ótimas para criar um design específico de acordo com a eventualidade.
Algumas das melhores ferramentas de criação são:
- Círculo Cromático: ferramenta para trabalhar com harmonia de cores. Ao todo são 12 cores – três primárias, três secundárias e seis terciárias. (Neste post falamos mais sobre cores);
- Adobe Color: O famoso gerador de cores harmonizadas, lá a gente consegue gerar paletas de cores associando as cores análogas, monocromáticas, complementares dentre outras.
Agora, se quer aumentar a sua chance de sucesso, entre em contato conosco, temos os melhores especialistas. Invista em equipes capacitadas na criação de identidade visual, design e branding. Faça o melhor pelo seu negócio!
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