Posicionamento de Marca: O que é e como funciona

Está cansado de ver os mesmo resultados negativos nas vendas? O cenário continua igual, não importa o que faça? O problema pode ser o posicionamento de marca do seu negócio!

Ele serve para fortalecer a empresa como referência naquilo que propõe aos seus clientes. De modo que o consumidor se lembre da marca automaticamente ao visualizar símbolos, frases ou ideias.

Quer um bom exemplo disso? Vamos lá! 

“O que vem à sua mente quando se fala em transporte individual por aplicativo? Provavelmente, a resposta será: “Uber”, “99”…”

Sabe por quê? Ambas são líderes no segmento de mercado com presença ativa. Já essa facilidade com que o consumidor captura marcas específicas na memória é resultado de estratégias que unem a marca e o público. 

Por outro lado, a falta de planejamento faz muitos gestores ficarem para trás. Muitas vezes, eles perdem clientes por não detectarem a importância de posicionar a marca. Ou por não saber como pôr isso em prática.

Se você entende que é o seu caso, é hora de virar esse jogo. Conheça o Posicionamento de Marca: O que é e Como funciona. 

O que é Posicionamento de Marca?

O posicionamento de marca é a projeção que o produto ou empresa possui na percepção do cliente. Significa vencer a concorrência na “mente do consumidor”, garantindo que a marca seja lembrada como solução.

Também podemos afirmar que esta é uma técnica de branding que se baseia na diferenciação e segmentação. Em que a empresa avalia como deseja ser vista pelo público-alvo e por seus concorrentes.

A grande vantagem é que a estratégia “nunca perde sua validade”. Pelo contrário, o ato de reposicionar a marca oportuniza modernizações importantes.

Da mesma forma que, se a empresa quer ser lembrada instantaneamente, precisa utilizar elementos visuais e verbais que a destacam. Não com campanhas estáticas, mas em movimento junto a conexões temporais, simbologias e palavras. Características que façam o público se conectar rapidamente à marca. 

Como funciona?

Um dos erros mais comuns é acreditar que o único atributo capaz de atrair clientes é o anúncio de bons produtos. Não é bem assim que funciona. Ao realizar uma compra, o cliente escolhe a marca que se diferencia das demais em vários aspectos.

Ganha a preferência quem tem o posicionamento de marca com:

  • Os melhores benefícios;
  • Soluções mais úteis;
  • Elementos diferenciais com relação a concorrência;
  • Boa presença nas redes sociais;
  • Influência de mercado;
  • Inovações;
  • Referências visuais e verbais.

Em outras palavras, a marca “que não sai da boca do povo” possui as maiores chances de fechar negócio.

Mas, para início de conversa, a empresa deve definir o seu público-alvo antes de mais nada. Conhecer suas características, dores reais, desejos… E por fim,, alinhar os valores a oferecer com seus produtos, com sua marca.

Por que contratar uma consultoria?

Atualmente, diversas empresas se adaptam para lidar com a competitividade do mercado da melhor forma. Se vendo na obrigação de capacitar seus colaboradores ao atuar online e offline. 

No entanto, dominar as estratégias de marketing ainda é um mistério para muitos empreendedores. Que por sua vez investem sem nenhum conhecimento, e acabam se deparando com o fracasso.

Para evitar o risco, contratar uma consultoria especialista é a melhor decisão a tomar! Estamos falando de profissionais habilitados, prontos para fazer sua empresa se destacar das demais

Exemplos de marcas imponentes

Não resta dúvidas que ao vermos um conceito na prática, fica bem mais fácil assimilar não é mesmo? Por isso, reunimos exemplos de posicionamento de marca logo abaixo. Confira!

  • Havaianas

Você sabia que a Havaianas é uma marca totalmente brasileira? Pois é! Ela foi fundada no ano de 1962, e já viveu seus altos e baixos. Sobretudo em 1994, quando ousou reposicionar a marca definitivamente diante de baixos lucros!

Inesperadamente, a Havaianas incluiu novas opções de cores além dos tradicionais solados brancos. Assim como promoveu a participação de famosos em propagandas, deixando de vender seu produto como item comum. Imediatamente se tornou colecionável, e assim, útil para todas as classes.

  • Coca-Cola

O posicionamento de marca da Coca-Cola sempre foi fiel aos valores mais importantes para o público. A empresa sempre desenvolveu suas campanhas mirando em emoções. Como a felicidade, alegria, família, momentos especiais, valores e etc.

Quem não conecta a frase “Abra a felicidade” à uma garrafa de Coca-Cola? Essa ligação automática é fruto do marketing e da duradoura união com os consumidores. Sendo assim, uma marca de sucesso contínuo.

  • McDonald’s

A mais famosa rede de fast food’s no mundo inteiro, o McDonald’s, é reconhecida até por crianças, não é mesmo? Sua identidade visual é totalmente inconfundível!

Além disso, o McDonald’s desenvolveu o posicionamento estratégico concentrando-se em: localização, segmentação de mercado, experimentação e novidade. Graças a esses requisitos, a empresa se destacou de suas concorrentes. Sem abdicar da qualidade do serviço, é claro.

Quem não se lembra dos hambúrgueres especiais da Copa do Mundo? Ou do “sumiço” do palhaço Ronald McDonald? A empresa promoveu modernizações para atrair os consumidores. E conseguiu, não é?

E você, quer vender mais, tornando-se uma referência no mercado? Esteja atento ao posicionamento da sua marca! Analise a oportunidade de contratar especialistas para elevar o nível do seu negócio!

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