Sem dúvida, a tipografia tem papel fundamental na apresentação de uma marca. Você sabe por quê?
Assim como os demais elementos visuais, a tipografia tem o poder de transmitir sensações. Isso mesmo! Ela é uma das principais ferramentas na criação do designer gráfico para cativar o público.
E embora pareça algo simples, saber o que é tipografia e como escolher a melhor exige conhecimento técnico. A fim de elaborar a arte com planejamento, estudo e uma mensagem a ser transmitida.
Além do mais, é bom destacar que toda marca reconhecida tem seu próprio design de tipografia. Ou seja, ela é identificada pelo público através do tipo de fonte mostrada nos sites e em campanhas. Não só por um modelo único no nome da empresa. Mas também em harmonia com fatores que possam gerenciar sentimentos em potenciais consumidores.
Por isso, dominar o conceito faz toda diferença. Já que torna possível descobrir como a marca quer ser vista e como o público a vê.
E então, quer saber como conquistar bom posicionamento de marca com a comunicação? Entenda mais sobre tipografia: o que é e como escolher.
O que é Tipografia?
Para início de conversa, vamos entender juntos o que é tipografia, ok?
A tipografia é a “impressão dos tipos”. Isto é, o modelo da letra aplicado no contexto visual que engloba caracteres, formatos, estilos e disposição visual. Além de outros aspectos.
Na verdade, consiste num estudo específico, a fim de detectar a melhor estratégia tipográfica. Claro, sob a perspectiva do designer gráfico, que se baseia nas sensações do público diante da marca.
Decerto, não se pode esquecer que a tipografia faz parte da comunicação escrita e visual. E por isso, saber alinhar esses arranjos à mensagem favorece o acerto do trabalho.
Por que a Tipografia é importante?
De fato, você pode ler uma frase solta num outdoor e não pensar em nada. Sim, isso pode acontecer.
Mas, se a mesma frase estiver escrita com as letras da Coca-Cola, por exemplo, a percepção será outra. Não é verdade? Devido a fonte usada, sua mente se conecta à marca de modo imediato.
Ao mesmo tempo que dá vontade de consumir o produto. E influencia no posicionamento de marca diante do público.
Como escolher a melhor tipografia?
A tipografia é uma área de estudo do design gráfico voltada para a comunicação. Escrita e visual. Ou seja, é um conjunto de fatores gráficos com o propósito de emitir uma ideia. E com isso, gerar diferentes sensações e conceitos.
Reflita:
- Qual é o objetivo da sua mensagem?
- O que quer transmitir? Confiança? Alegria? Tristeza? Amor?
- Quais são os valores da marca? …
Para que o designer escolha a melhor tipografia, ele vê por dois pontos de vista: do leitor e da marca. Ele analisa como a mensagem é enviada e como o outro lado a recebe. Sem perder de vista o briefing.
Além disso, existem definições fundamentais a incluir. Como a legibilidade (facilidade da leitura) e a leiturabilidade (a contextualização da mensagem).
Por fim, é bom lembrar que a fonte e a paleta de cores compõem o branding. Isto é, toda a estratégia visual da marca. Então, para que funcione, é essencial saber do assunto e conhecer as metas.
Por que não escolher a tipografia pelos gostos pessoais?
Antes de mais nada, olhe para o seu negócio… O que vende? De que forma atende os consumidores?
Sobretudo, a tipografia da marca de sucesso expressa o que é o que propõe.
Por isso, os gostos pessoais do gestor não orquestram o mecanismo. Ou ao menos não deveriam.
Para ilustrar… Você pode até gostar de temas mais “obscuros”. Fontes “sérias” e monocromáticas. Mas se sua marca vende sorvetes e doces, usar isso seria péssimo para divulgar seu negócio. Não acha?
Desse modo, fica fácil entender que a fonte de tipografia ideal é aquela que valoriza a marca. Ou seja, aquela que mostra sua proposta conforme o segmento. Por isso é essencial transmitir a essência da marca.
Tipografia e a classificação das fontes
A tipografia pode ser classificada em Serif, Sans Serif, Script e Display.
- Serif (com serifa)
As fontes com serifa possuem linhas nas pontas, com formato de texto simples e contínuo. Este modelo de fonte costuma ser encontrado em notícias e obras literárias. Pois indicam convicção, credibilidade e seriedade.
- Sans Serif (sem serifa)
Por certo, as fontes sem serifa não se assemelham ao formato anterior. Já que neste desenho de letra as linhas nas extremidades não existem. Dessa forma, as comunicações que usam “Sans Serif” representam não só modernidade, como simplicidade.
Em geral, a escrita aparece em canais digitais e em títulos.
- Script (cursiva)
A fonte cursiva é aquela que mostra a escrita à mão. Em que as palavras parecem ser feitas por uma pessoa. Sem dúvida, a letra cursiva é uma das mais elegantes e bonitas, visualmente falando.
Por causa disso, são vistas em detalhes ou convites como de casamento, por exemplo.
- Display (design artístico)
A tipografia display é única, pois seu formato é muito diferente dos demais. Portanto, a ideia principal da fonte é transmitir personalidade, criatividade e essência da marca. Para isso acontecer, símbolos e figuras são usados nesse tipo de comunicação.
Pronto! Agora é hora de botar a mão na massa! Se achar melhor, chame um bom designer gráfico. É a melhor maneira de criar elementos que mostrem a essência de sua marca. Inclusive com a tipografia. É hora de tornar sua marca inesquecível!
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