Como criar identidade visual para marcas de sucesso!

A princípio, saber como criar identidade visual é um grande desafio. Uma vez que serve para comunicar ideias e conceitos apenas usando mecanismos visuais. Mas como fazer isso?

Bem, fato é que a identidade visual valoriza uma marca para o público. A destaca da concorrência. Por isso, investir na estratégia faz parte do negócio. 

Vale lembrar que os conceitos visuais já ajudam a identificar as marcas de sucesso. Como o roxinho da Nubank. Ou os arcos amarelos do McDonald’s. Esses artifícios refletem de imediato as empresas a que pertencem. Certo?

Então, que tal ter um negócio reconhecido pelo público? Quer saber como isso funciona? Veja como criar identidade visual para marcas de sucesso com essas dicas incríveis!

 

O que é identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam uma empresa ou serviço. Consiste em usar cores, fontes, ícones, elementos visuais e etc, para caracterizar a marca.

Esses tópicos retratam a empresa e seu papel no mercado.

Além disso, vale lembrar que o legado da marca depende de seu consumidor. Por isso, essa relação é fundamental. Serve para manifestar o compromisso em surpreender o cliente. Em acompanhá-lo.

Mas como praticar isso? Como iniciar o relacionamento com o cliente? É simples! A primeira etapa ocorre no contato visual. Como toda relação começa.

Portanto, descobrir como criar uma identidade visual sinaliza como a marca quer ser vista. Lembrada. É uma estratégia perfeita para captar pessoas sedentas por soluções a partir da ótima impressão.

 

A importância da identidade visual bem definida

Assim como o topo, a caminhada tem seu valor. Dessa forma, antes de consolidar a marca com sucesso, o planejamento é construído em etapas. 

Reconhecer a importância da identidade visual bem definida aumenta a chance do sucesso. E evita a má impressão. Um risco que quando se torna real afasta possíveis compradores. 

No entanto, quanto mais estudo houver, menor é a chance de errar. E isso não é diferente na identidade visual da marca. 

Campanhas com cores demais, falta de conceito e planejamento trazem resultados ruins. 

Para evitar o problema, você pode contar com nossa equipe especializada, dessa forma, a marca se destaca e se alinha com a estética visual.

 

Como criar uma identidade visual?

Então, chegou a hora de aprender como criar a identidade visual de sua empresa. Veja como funciona o posicionamento de marca. Assim como, o alinhamento da comunicação com a identidade visual.

 

Tenha um público definido

De antemão, ter um público definido beneficia as criações visuais. Pois ajuda a formatar as estratégias segundo o olhar desse mesmo público. Sabendo quem ele é. O que gosta e o que procura no mercado.

Sendo assim, antes de criar a identidade visual, saiba quem é o seu consumidor. Desde já, faça um mapeamento sobre estilo de vida, localização, faixa etária e etc. Em síntese, pesquise as pessoas que comprariam com sua marca.

E se for necessário, analise clientes da concorrência. Vá até as páginas e leia os comentários. Avalie o engajamento nas redes sociais. Essa é a melhor maneira de conhecer os alvos da sua empresa. 


Crie o briefing

Comum entre profissionais de marketing e design, o briefing é a base do projeto. É fundamental para determinar o que não pode faltar na identidade visual.

O briefing contém informações como:

  • Essência e valores da marca;
  • Concorrência;
  • Objetivos da identidade visual;
  • Perfil dos clientes;
  • Aspectos diferenciais;
  • Elementos visuais da empresa;
  • Símbolos.

Entre outros aspectos. Esses dados ajudam a alinhar comunicação e as propostas visuais. Tornando o aparato visual mais eficiente. Atrativo. Por conseguinte, melhora o posicionamento de marca da empresa.


Capriche no brainstorm

A palavra brainstorm vem da língua inglesa. Significa “tempestade de ideias”. Trata-se de um “evento” que reúne pessoas para traçar ideias. De forma livre e espontânea.

Nessa hora, a criatividade é posta na mesa para criar a identidade visual que condiz com a empresa. Considerando, é claro, o briefing e os estudos anteriores.


Pense na personalidade da marca

Esta etapa serve para construir a personalidade da marca. Isto é, como ela se apresenta. Como é vista pelo público. Lembre-se que a comunicação não para na escrita. Está igualmente ligada às cores, à comunicação visual e verbal. 

Desse modo, mergulhar nas possíveis referências dos elementos visuais é um caminho sem volta. Haja criatividade! Além disso, a identidade visual se apresenta nas redes sociais, uniformes, fachadas, site e etc. Por isso, vale a pena seguir as tendências e referências.

Quer se comunicar com o público do meio esportivo? Use referências de times ou modalidades esportivas. Seu público é o LGBTQIA+? Capriche em temas multicoloridos. Pense em como o público vê a marca e como se sente representado.

Além do mais, o processo abrange outras linhas de criação. Como…

    • Tipografia: Tipo de fonte;
    • Logotipo: Símbolo da marca;
    • Harmonia das cores: Cor principal + cores complementares + destaques;
    • Ilustrações e projeção gráfica: Fotos, desenhos, planos de fundo e traços.

 

Pronto! É hora de partir para a ação! Não se esqueça de alinhar todos os elementos com as ideias de branding, ok? Assim, sua marca tem tudo para ter a identidade visual do sucesso.

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