Quer manter a conexão com seu público-alvo e clientes, mas não sabe como? Tudo bem. Vamos te ajudar nessa! Para começar, pense no seguinte… Hoje é a tecnologia que faz o “mundo girar”. Por isso, é desafiador saber “Como conectar com meu público-alvo?”.
Ter essa certeza não é problema, viu?
Sem dúvida, a internet é o maior canal dessa tecnologia. Além de ser o caminho mais criativo, certeiro e econômico para garantir audiência.
Então, quando a marca fixa presença nos canais digitais, aumenta as chances de negócio. Porque se conecta com seu público-alvo. Desse modo, cria um bom vínculo com quem consome seus produtos e serviços.
Mas, se você não dá valor a ferramenta, pode perder espaço para a concorrência. Sabia disso? Abre caminho para marcas que atuam mais nas redes sociais. Para quem está ligado às tendências.
Logo concluímos que… Sem conexão? Sem diálogo. Sem confiabilidade. Sem público.
Com isso, pensando em te ajudar a mudar essa história, elaboramos este conteúdo. Veja dicas de como conectar com meu público-alvo. Confira!
O que é público-alvo?
Para início de conversa, veja o que é público-alvo!
O público-alvo representa clientes que sua empresa pretende conquistar. Ou seja, pessoas que “precisam” da sua solução. Precisam de produtos e serviços que sua marca vende.
Então por que você deve definir o público-alvo?
Se encontrar o grupo com potencial de compra, a marca firma uma conexão frutífera para ambos. Assim, as ações tendem a ser mais assertivas. Afinal, as redes e sites falam “a mesma linguagem” que o público.
Portanto, identificá-lo é o que permite que a empresa participe do dia a dia. A fim de garantir a audiência através de comunicação, engajamento… E, por consequência, lucros.
Sem dúvida, é mais fácil se conectar ao cliente depois de saber quem é o público-alvo. Não é mesmo?
Como saber quem é meu público-alvo?
Com certeza, a melhor forma de sua empresa se conectar com o público é definindo-o. Então, como saber quem é meu público-alvo?
Existem várias técnicas de marketing para isso. Entre elas, o mapeamento de dados de clientes em potencial. Vou deixar o link aqui do conteúdo que explicamos melhor como criar o público-alvo.
Para fazer é bem simples. Análise a idade, o lugar, as necessidades e os costumes, entre outras informações. Esses dados permitem enxergar um público com dores reais a ser atendido.
A partir disso, é hora de criar os pontos de contato com o público-alvo!
O que são pontos de contato?
Os pontos de contato são os meios de interação entre a marca e os clientes. Eles devem funcionar em todas as etapas da jornada, vale a pena destacar.
Afinal de contas, tudo começa nas primeiras interações. Em campanhas digitais, panfletos ou outras técnicas de publicidade. É a construção da conexão com o público.
A marca precisa então fortalecer esses pontos de contato. Com o propósito de se comunicar com os clientes e mostrar soluções para eles.
Os pontos de contato se dividem em três meios:
- Estáticos – pacotes, outdoors, revistas, flyers e etc;
- Interativos – blogs, sites, redes sociais, whatsapp e etc;
- Humanos – atendimento presencial.
Trabalhando os pontos de contato!
Se você já sabe quem é o seu cliente, certamente tem ideia de como chegar até ele.
Mas, como assim?
Se dialoga com o adolescente, pense “onde” e “como” interagir com ele. Por exemplo, talvez não seja boa ideia atraí-los pelos jornais. Aqueles que são vendidos nas bancas. Não é verdade?
Ou seja, a melhor estratégia é observar o público. Ver como ele se comporta. Entender como se conectar com os clientes é essencial, isto é, em todos os níveis da jornada de compra. Assim a experiência é personalizada nos pontos de contato. E isso garante maior qualidade.
Como desenvolver a conexão?
Avalie os principais pontos de contato
O primeiro passo é saber quais são os principais pontos de contato com seu público. Saber o melhor lugar para falar com ele.
São esses canais de comunicação que oferecem conexão com clientes reais. Então, pensando nisso, avalie os principais pontos de contato de acordo com eles. Estude seu jeito; preferências. Torne o trabalho mais produtivo!
Considere o fator emocional do seu público-alvo
A forma como sua marca se conecta gera reações. Portanto, vale a pena refletir sobre as emoções que pretende despertar no público.
Também não se pode esquecer que isso funciona para o bem e para o mal. Logo, se a reação for negativa, gerando cancelamento, é hora de repensar a estratégia.
Leve em consideração o fator emocional! Estabeleça conexões humanas, sinceras. Elas trarão consigo segurança, confiabilidade e exclusividade à sua marca. Por isso, pense nos sentimentos a estimular. Mostre que sua marca se importa com pessoas. E com o que representam para empresa e sociedade.
Comunique-se de forma autêntica
É comum que muitas marcas sejam levadas pela “maré”. Diante disso, perdem sua identidade. Mas custa caro, viu? Uma marca que não mostra sua essência ao se conectar com seu público perde seu brilho. Se esconde.
O cliente em todas as etapas quer ver uma marca autêntica. Confiável. Sendo assim, faça companhia ao público transmitindo valores da empresa. Comunique-se de forma autêntica.
Afinal de contas, não há relação mais saudável do que aquela que é transparente. Não é mesmo?
Esperamos que essas dicas respondam a questão de “como me conectar com meu público”. Chegou a hora de planejar a conexão com os clientes para ter uma marca de sucesso!
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