Investir na experiência de compra do cliente faz com que a marca se torne notável. Pois vê-se a postura da empresa na jornada de compra. Do início ao fim!
Logo, ao fazer negócio, cria-se um vínculo. Isto é, de acordo com a vivência que o cliente teve até então. O que também é válido até o pós-venda, ok?
Com isso, a marca ganha audiência. Maior prospecção, fidelização. O que é essencial para uma marca de sucesso, não é mesmo?
Vale destacar, acima de tudo, que o consumidor não está em busca apenas de produtos. Mas de um bom serviço de venda. Um negócio confiável. Então, podemos dizer que marcas mais impactantes:
- Têm menos burocracia;
- Oferecem mais canais de atendimento;
- Turbinam pontos de contato;
- Conectam-se às tendências;
- Possuem sistemas automatizados e ágeis;
- Têm praticidade nos meios para pagamento;
- Dão suporte em toda a jornada de compra.
Por isso, quando a experiência de compra é a melhor possível, o cliente sabe com quem pode contar!
Então, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Veja mais sobre Experiência de Compra do Cliente: “Por que Investir?”.
O que é Experiência de Compra do Cliente?
A experiência de compra do cliente é a concepção dele em relação a marca. Durante todas as fases da compra. Ou seja, desde quando a conhece até o pós-venda. Isso inclui a percepção a partir dos pontos de contato.
Agora, pela perspectiva do gestor, a experiência indica o posicionamento de marca. Ou seja, a forma como o consumidor a vê. E mais uma vez: do início ao fim!
Por esta razão, nutrir o cliente em todas as etapas é fundamental! Assim, a marca foca mais nas estratégias para envolver o cliente. E ele fica feliz com o serviço.
Por que Investir na Experiência de Compra do Cliente?
Quem deixa seu cliente muito satisfeito, produz um cliente fiel! Como consequência do bom trabalho. Ele então se torna um comprador que retorna sempre. Alguém que recomenda a marca às outras pessoas.
Por sua vez, a empresa ganha espaço no mercado a curto e longo prazo. E também capta novos clientes, lucros maiores. Isso porque se mantém ao lado do consumidor a todo momento. E ele nota isso!
Além do mais, a experiência de compra, quando bem gerenciada, cria ótima conexão com clientes. Desenvolve a confiabilidade, a autoridade de mercado…
Mas, para isso, as estratégias de marketing precisam funcionar. Pois, caso contrário, a péssima experiência tem difícil reversão. Desse modo, sua empresa perderia clientes e ficaria mal falada por aí. O que não é nada bom para seu negócio, não é verdade?
Como conduzir a experiência de compra do cliente positiva?
Para te ajudar neste projeto, listamos 4 dicas de como conduzir a experiência de compra do cliente! Veja quais são!
Ofereça praticidade
As vendas pela internet têm números surpreendentes. Em diversos segmentos, não é mesmo? Moda, esporte… O grande sucesso se dá pela praticidade. Afinal de contas, é possível comprar e receber o produto sem sair de casa.
Pensando assim, podemos concluir que as marcas que facilitam a vida dos clientes são as favoritas. Então, se deseja criar uma experiência de compra positiva, ofereça praticidade!
Invista em:
- aplicativos;
- sites com identidade visual e navegação simples;
- várias formas de pagamento;
- personalização do atendimento.
Defina suas metas
Sem dúvida, atuar com objetivos bem definidos faz toda diferença! Dessa maneira, sua marca define exatamente onde quer chegar. O que favorece a construção do trabalho. Seja nos pontos de contato, na estética visual ou mesmo no pós-venda.
Uma dica de ouro para quem quer empreender com inteligência é: defina suas metas! Converse com sua equipe. Fale sobre o que não pode faltar na experiência de compra para clientes.
Com isso é possível desenvolver um serviço mais eficiente. Investir apenas o que é preciso. E otimizar as habilidades ideais para ampliar os números da marca. Sem perder jamais a essência e os valores da empresa.
Capriche no conteúdo visual
Um dos primeiros pontos de contato é a comunicação visual da marca. No Google, em mídias sociais, materiais gráficos e etc. Por isso, capriche na sua identidade visual! Encante seus clientes pelo olhar.
Mas como posso fazer isso?
Não é segredo que as grandes marcas do nosso tempo têm sua própria identidade visual, não é? Nubank, Mc Donald’s, Coca-Cola, e por aí vai.
Então podemos dizer que usar cores marcantes, tipografias, entre outros mecanismos, potencializa a ação da marca. Seja onde for!
Além de ser uma estratégia de marketing poderosa, é um método mais barato para divulgar a marca. Nos canais da empresa, apps, e-mails personalizados, sistemas de automação e etc.
Transmita a essência de sua marca
O que você faz antes de fechar uma compra pela web? Busca avaliações de outros clientes? Estuda os benefícios? Pesquisa sobre quem está vendendo o produto?
Com o fácil acesso à informação, as pessoas preferem adquirir itens em lojas confiáveis. E não tem como confiar em uma marca “invisível”. Um projeto que não destaca seus valores. Sua essência.
Você sabia que usando apenas elementos visuais isso pode ser feito? Pois é!
Portanto, vale a pena investir em técnicas que exaltem os princípios da empresa. Transmita a essência de sua marca sempre que puder!
Outra dica muito útil é produzir um formulário da experiência de compra do cliente. Desse modo, sua empresa identifica onde precisa melhorar. Além disso, descobre como atender cada cliente. Então vale a pena investir!
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