Desmistificando os elementos de um projeto de identidade visual 

A identidade visual de uma empresa mostra sua essência. Mostra quem ela é no mercado. E embora isso pareça fácil, não é por aí, viu? Afinal, criar uma estética visual é bem desafiador.

 

Pense… você já tentou criar a identidade visual da sua marca? Qual foi o seu obstáculo?

 

Pois é. É bom ficar ligado no que não pode faltar, não é? Até porque existem muitos mitos por aí. O que confunde muita gente. 

Então, a pergunta mais frequente é: quais são os elementos de um projeto de identidade visual? O que usar para atrair o público?

 

Bem, é provável que esteja na dúvida, certo? Mas, nós vamos te explicar mais sobre o assunto! Então, fique tranquilo.

 

Pense primeiro no que sua marca quer mostrar. O propósito, as ideias, o lado criativo… Use isso na combinação dos elementos visuais! Estude o design visual do seu negócio. 

Para te ajudar, falaremos sobre Identidade Visual: Desmitificando os elementos de um projeto. Veja o que você precisa saber hoje mesmo!

 

O que é Identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais ligados à marca. Como também a um produto ou serviço. 

Para criar essa identidade visual da empresa, alguns elementos são essenciais. E devem estar em sites, redes sociais e todos os demais pontos.

Por este motivo, desmistificar os elementos de um projeto é tão importante. Pois, quem não tem uma proposta visual bem definida perde sua missão. Confunde o público. Não tem padrão. E isso não é confiável, não é?

Mas quem tem um planejamento definido, uniformizado, se torna uma referência. Uma ideia reconhecida. Memorável.

 

Exemplos de Identidade visual

Quer ver bons exemplos disso? 

O que você pensa quando alguém usa o termo “roxinho” para falar de um banco? Nubank! A cor roxa faz parte da identidade visual do Nubank. E ela é tão forte que virou referência. Fácil de lembrar.

E se você achar um grande “N” vermelho na tela da TV ou celular? Netflix, não é mesmo? 

Bem, por aí já dá para se ter uma ideia de onde queremos chegar, certo? Pois é! Tente definir os elementos visuais em primeiro lugar. Estude como criá-los de acordo com sua marca. Com o que ela quer transmitir. E claro, baseie-se no público. No posicionamento de marca.

Agora que já viu por que a identidade visual é importante, veja como criá-la.

 

Como criar a Identidade visual?

Comece o processo de criação através do briefing, ok? O briefing é como uma coleta de dados que são usados para desenvolver um trabalho. Desse modo, as ações se tornam mais certeiras. Produtivas. 

Então, para levantar essas informações, pergunte-se:

  • Quem é o meu público?
  • O que ele procura?
  • Qual é o diferencial da minha marca?
  • O que o meu produto tem de tão especial?
  • Como quero que vejam minha ideia?
  • Como está minha concorrência?

A partir disso, sua marca irá contar com um material gráfico próprio. Autêntico. Por isso, criar a identidade visual é um passo valioso. 

E já que o título fala em desmistificar, que tal abordarmos alguns itens?

 

Pattern

Você sabe o que é Pattern? Bem, “Pattern” é um padrão usado pelo design gráfico na criação visual. Ou seja, uma repetição de elementos. Como cores, formatos, texturas, desenho e etc.

 

Logotipo

O logotipo é a escrita que caracteriza uma marca. Decerto, o logotipo é essencial para identificá-la de forma ágil. Assim, a empresa é facilmente reconhecida.

 

Símbolo

O símbolo também é um dos elementos visuais da marca. A marca pode usar um símbolo real, abstrato ou mesmo uma redução. Com o objetivo de destacar a empresa das demais.

 

Material gráfico

O material gráfico é a apresentação visual da marca. São materiais com o design gráfico já preparado. Como papel timbrado, cartões, assinaturas personalizadas, sacolas, catálogos e etc.

 

Ponto de contato

O ponto de contato reflete a comunicação da marca. A forma como ela dialoga. Como se expõe ao entrar em contato com o cliente. Em qualquer mídia. 

 

O importante é não perder a essência. Mostrar sempre a relevância do cliente em toda a jornada. Inclusive através das criações visuais.

 

Como melhorar a Identidade visual

Ao longo do tempo, a empresa pode perder ou ganhar força. E isso é normal nos negócios, viu? Porém, ela precisa se reinventar a todo momento. Melhorar a identidade visual pode ajudar. Mas como fazer isso?

  • Contrate um bom designer gráfico;
  • Faça reuniões de brainstorm;
  • Capacite seus colaboradores;
  • Trace novas metas;
  • Pesquise o mercado;
  • Organizar-se mais.

Tudo isso é válido para melhorar o que não está bom. Então, acredite que bons resultados virão! Invista na identidade visual da sua marca, ok? Em breve, ela estará ainda mais forte. Você vai ver!

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