Harmonia das cores: Por que é tão importante?

Você sabia que a harmonia das cores influencia em uma compra? Pois é! Estamos falando de uma simples estratégia visual. Mas que tem muito valor!

De certa forma, não é segredo que o aspecto visual chama atenção. Com ação imediata. A princípio, pelo que o ser humano vê, ele tem diferentes percepções. 

Medo, angústia, alegria, paixão, e mais sensações.

Logo, concluímos que os estímulos visuais direcionam as ações das pessoas.

Por isso, marcas que aprendem a escolher a paleta de cores com potencial estratégico se destacam das demais. 

Por outro lado, combinar as cores não é tão fácil como parece. 

Logo, muitas empresas terceirizam a criação visual. Com o intuito de, acima de tudo, contar com mais qualidade. E com a habilidade de quem entende do assunto.

Seja como for, o gestor de uma marca de sucesso deve focar em estratégias certeiras como essa. Portanto, precisamos mais do que nunca abordar este tema, não é mesmo?

Entenda a harmonia das cores: Por que é tão importante?

 

O que é harmonia das cores?

A harmonia das cores é a estratégia de combinar tons que se conectam bem. Baseando-se, antes de mais nada, na teoria das cores. Uma técnica que a princípio mostra a relação das cores com a percepção visual e social das pessoas. 

Vale ressaltar que a harmonia das cores também se liga ao aspecto cultural. Já que algumas cores podem ser mais comuns em um lugar do que em outro, por exemplo.

De todo modo, as cores causam impacto em diferentes indivíduos. Elas comunicam, transmitem sentimentos, atraem… 

E é dessa maneira que muitas marcas ganham o seu público!

 

Por que a harmonia das cores é tão importante?

A partir de estudos feitos por especialistas em design e/ou em marketing, as cores ideais da marca são definidas. Mas como isso funciona?

Elas servem não só para direcionar os clientes como também mostrar a personalidade da marca. Em outras palavras, a forma como quer ser reconhecida.

E é por isso que a técnica é tão importante. Pois trabalha com a psicologia das cores na hora de estimular as sensações do público. Como por exemplo, o vermelho vibrante da Coca-Cola e azul confiável e imponente da Dell.

Além do mais, pesquisas já mostraram que as cores aumentam o reconhecimento da marca. Bem como o apelo de compra. Já que muitos clientes optam por um produto/marca de acordo com a cor. 

 

Como criar a harmonia das cores

Para começar, não basta apenas escolher cores marcantes, mas sim saber combiná-las. E essa decisão não é nada aleatória, viu? 

Ela é fundamental ao criar conteúdos, produtos, uniformes, entre outras ações. Por isso, a tarefa demanda cuidado. E planejamento, sem dúvida.

Veja algumas dicas de como criar a harmonia das cores.

 

Conheça os tipos de harmonia das cores

Provavelmente, você ainda não conhece os tipos de harmonia das cores. Então, entenda um pouco mais.

 

Harmonia Monocromática

Uma opção bastante comum é a harmonia monocromática. Isso porque uma única cor, quando bem utilizada, valoriza ainda mais a proposta emocional. 

Desse modo, é perceptível que o público sinta algo em especial. E é com o propósito de comover os clientes dessa maneira que empresas optam pela harmonia monocromática. A fim de destacar sua personalidade através de um tom marcante.

É claro que neste modelo visual podem ser introduzidas cores neutras. Como branco ou preto. Já que ambos não interferem no tom mais acentuado. Pelo contrário, o destacam.


Harmonia Análoga

A harmonia análoga sobretudo tem a característica de mostrar uma cor primária e cores vizinhas do círculo de cores. Ou seja, tons que se encaixam e exaltam a cor dominante.

No entanto, é bom ressaltar que essa harmonia acontece de modo natural. Em que os aspectos visuais pertencem ao mesmo ambiente. E assim não contrastam, mas se conectam.

Como por exemplo, o roxo, o azul escuro e o azul claro. Todas são cores que se seguem no círculo de cores, lado a lado.

A técnica assim sendo permite familiarizar as cores. Ao invés de permanecer apenas na mesma ideia. Como na harmonia monocromática. 


Harmonia Complementar

Agora, na harmonia complementar, o objetivo é usar cores opostas, que são imprevisíveis. Com isso, olhar por muito tempo este tipo de harmonia das cores não é nada cansativo. 

Na verdade, é o contrário. Cria uma interação divertida, impactante.

Por outro lado, a harmonia complementar pode afastar quando não é executada da forma correta. Para evitar isso, vale a pena ficar ligado com a saturação. O que pode ter um impacto visual pesado, incômodo.


Harmonia Triádica

De fato, a combinação que envolve a harmonia triádica se baseia em um triângulo no círculo cromático.

Ou seja, são três tons equilibrados que oferecem um visual bonito e chamativo. Uma das opções mais certeiras na escolha da harmonia das cores.

Uma vez que a mistura da harmonia triádica é capaz de captar mais olhares. Encanta e gera muito entretenimento e alegria. Desse modo, é comumente usada em campanhas digitais, conteúdos em sites, outdoors, etc.

 

Defina o que você quer comunicar

Acima de tudo, defina o que você quer comunicar com a harmonia das cores!

Afinal de contas, já reparou como a simples escolha da cor de um carro ou de roupa diz muito sobre você?

É verdade! Da mesma maneira, isso acontece com as empresas. As cores devem refletir o que será comunicado pela marca. Bem como os seus valores.

Então, antes de mais nada, avalie seus objetivos. Verifique como usar isso para ser uma referência em seu segmento!

 

Agora é hora de olhar com carinho a harmonia das cores de sua marca. Veja como as escolhas certas podem ajudar o seu negócio! Sendo assim, podemos lhe ajudar em todo o processo de escolha, entre em contato para criarmos juntos.

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