Gatilhos Mentais: Como usar na comunicação?

O que você pensa quando lê o título: “Última chance para comprar!”? É provável que perceba uma oportunidade que não pode passar, não é? Isso acontece por causa dos gatilhos mentais!

Mas, o que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são técnicas para motivar os clientes a comprar um produto/serviço. Ou seja, é a estratégia de sensibilizar o público em uma direção. 

De forma que seja encorajado, antes de tudo, a adquirir tal solução. Através de mecanismos que tornam a decisão mais fácil!

Contudo, para que isso seja executado, é essencial saber como funciona. E, dessa forma, identificar como usá-los em diferentes ações.

E então, quer descobrir mais sobre os gatilhos mentais: como usar na comunicação e nas vendas? Confira o nosso conteúdo!!!

 

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são elementos que geram reação imediata nas pessoas. Palavras, frases de efeito, imagens, etc.

Desse modo, os potenciais clientes se sentem “pressionados” a tomar uma decisão rápida. Por consequência dos estímulos incluídos nas campanhas da marca. Os quais possuem maior captação de resultados imediatos.

Vale ressaltar que a estratégia apresenta um recurso útil para finalizar dores. De maneira relevante, ágil, prática e funcional.

Ok, você deve estar se perguntando como é possível? Então, vamos esclarecer algumas coisas!

 

Como funcionam os gatilhos mentais

Bem, para começar, reflita sobre tarefas simples que são feitas no automático. Como… escovar os dentes, calçar sapatos, olhar o relógio, etc. 

Sem dúvida, não se gasta tempo programando isso. Porque são hábitos comuns, de fato. 

Tal fórmula psicológica é semelhante aos gatilhos mentais. Eles são geralmente estimulados a partir de uma lembrança, imagem, hábito ou expressão. 

Sendo assim, podemos dizer que os gatilhos mentais interferem não apenas indiretamente, pelo inconsciente, bem como diretamente, pelo consciente. E como fazer isso? 

 

Como usar os gatilhos mentais na comunicação e nas vendas?

Agora, chegamos a um momento chave! 

Embora nem todo gestor saiba como usar os gatilhos mentais, uma coisa não se pode negar… Esses elementos são poderosos! E, com toda certeza, quando bem usados, fazem o comprador entrar em ação. 

Isso em virtude de palavras ou imagens encorajadoras… que demandam atitude a fim de evitar que algo seja perdido.

Exemplo: “Não perca!”… “Oferta válida até hoje!”…

Dessa forma, a estratégia atrai clientes nas ações de marketing, e os acompanha na jornada de compra. Ou seja, nas vendas!

Veja alguns exemplos a seguir.

 

Tipos de gatilhos mentais

Descubra como usar gatilhos mentais na sua empresa! Seja no marketing digital (e-mail marketing, redes sociais, whatsapp…), seja na divulgação física (panfletos, letreiros…). 

 

1. Urgência

A ideia de fazer algo com urgência remete a pouco tempo para agir, certo? Pensando nisso, existem certos gatilhos mentais incríveis para provocar essa percepção no consumidor. De modo que ele sinta necessidade de comprar com rapidez. 

Então, planeje usar alguns desses gatilhos mentais nos pontos de contato:

  • “É agora ou nunca”;
  • “Última chance”;
  • “Só até hoje”;
  • “Último cupom da loja”.

 

2. Autoridade

Sob o mesmo ponto de vista, a chance de ser referência no mercado é animadora, não acha? Imagine gerenciar uma marca que tem a garantia de qualidade, eficiência e autoridade! Pois é. Isso é possível através de gatilhos mentais.

Quem introduz frases de efeito com o propósito de apresentar uma marca forte, tem mais chance de vender. De fato! Afinal de contas, uma marca confiável agrega mais valor à vida do cliente.

Portanto, tenha em seus projetos gatilhos mentais de autoridade como:

  • Ouça os especialistas”;
  • “Somos referência no mercado”;
  • “Confie em quem tem autoridade no assunto”;
  • “Compre no melhor lugar”.

 

3. Escassez

Um dos gatilhos mentais mais usados são os de “escassez”. Pois eles fornecem a sensação de necessidade de compra. Dessa forma, ao achá-los nos pontos de contato, o cliente sente que precisa (e muito) daquele produto/serviço. 

E, além disso, enxerga que pode ser um dos poucos a usufruir de tal benefício.

Para usar o mecanismo, elabore campanhas com algumas expressões do tipo:

  • “Vagas limitadas, não perca”;
  • “Os 5 primeiros clientes ganharão um brinde exclusivo”;
  • “Corra, garanta a última peça”;
  • “Poucos produtos disponíveis”.

 

4. Razão

Ok, o cliente já sabe que sua marca é excelente, assim como sabe que tem pouco tempo… Mas agora é hora de mostrar o “porquê” de comprar com sua marca, não é?

Ele, sem dúvida, precisa visualizar a razão, enxergar seu negócio como a melhor solução. Para isso, vale a pena apostar em gatilhos mentais da razão. Como:

  • “Estudos mostram que ter um produto assim ajuda a…”;
  • “De acordo com especialistas, o método diminui os riscos de…”.

 

5. Reciprocidade

A reciprocidade é acima de tudo uma maneira de mostrar que a empresa se importa com o cliente. Assim, seu objetivo não é apenas o lucro, mas também ajudar o consumidor a ter a melhor experiência.

No entanto, é necessário que as sensações transmitidas indiquem que é ele, o cliente, o principal favorecido. Com isso, gatilhos mentais da reciprocidade facilitam a persuasão, o diálogo e, além do mais, a relação. Mostrando que ambos terão vantagens, sobretudo.

Alguns dos exemplos desses gatilhos mentais são:

  • “Use grátis por 7 dias, depois disso, pague apenas…”;
  • “Na 4ª compra, ganhe uma gratuidade”;
  • “Ao levar 5 produtos, ganhe um brinde”.

 

Pronto! Avalie como os gatilhos mentais podem participar de suas campanhas. Faça isso a fim de alavancar as vendas do seu negócio!

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