Fotografia gastronômica: Veja por que usar.

Você sabe o que é fotografia gastronômica? Já ouviu falar da técnica que é usada nas mídias sociais de vários chefs e casas de culinária?

Bem, a “fotografia de comida” é uma tática de marketing que valoriza o prato e deixa os clientes com “água na boca”. Com vontade de comprar e comer.

Mas… como isso é possível? Só com uma foto?

Pois é!

Com o uso de uma imagem de comida feita quase sempre por profissionais! Fotógrafos e designers que sabem como usar a luz. Além de usar o melhor ângulo na foto e o cenário, que são fatores cruciais, é claro. A fim de aguçar os sentidos do público, viu?

E você, já pensou em usar a fotografia gastronômica para vender mais e mostrar os seus pratos? Ainda não? Então… é hora de rever essa decisão, viu? 

Saiba como a técnica vai mudar o seu patamar entre os clientes desse segmento. Veja as dicas de hoje!

O que é a fotografia gastronômica?

Se você acha que é só lançar uma imagem de um prato para vender, está muito enganado, viu? E também não é apenas postar no Instagram ou no Facebook. Não mesmo!

A fotografia gastronômica é a técnica que se usa para despertar os sentidos das pessoas. É mostrar o prato de modo que ele fique mais atraente. Mais bonito e visual nas mídias sociais.

Lembre-se que ao comer você usa vários sentidos, não é mesmo? Você sente o cheiro da comida. Usa o paladar. Vê a beleza do prato que está na mesa. E ainda avalia a textura…

Então, na hora de apresentar o produto, você deve incentivar essas mesmas percepções, ok? A fim de vendê-lo em bom número e garantir a visita do cliente. 

Por que você deve usar a fotografia gastronômica online?

Se você tem um negócio ligado à culinária, sabe da importância de mostrar os pratos. Não é mesmo? Isto é, desde sempre!

O objetivo é claro: fazer com que o cliente tenha vontade de comer o que vê. De comprar o seu produto! 

E qual é o melhor jeito de fazer isso hoje? Pois é. Online!

Bem, até pouco tempo atrás, a fotografia gastronômica só era usada em outdoors, banners, panfletos etc. O que ainda se vê hoje, é verdade. Em locais físicos com destaque visual.

Mas agora, a história é outra, viu? Divulgar pratos saborosos ficou ainda mais fácil com a tecnologia. Por causa do acesso das pessoas à internet. Um campo farto para dar visibilidade ao seu negócio.

Assim, você pode usar o Instagram, o Facebook, o site da loja, os anúncios e muito mais! A fim de aumentar o potencial da sua marca. Com as fotografias de comida bem produzidas e com o trabalho do marketing digital, é claro.

Benefícios da fotografia gastronômica

Se ainda está na dúvida, veja as vantagens de produzir imagens dos alimentos para os seus pontos de contato.

Causa uma boa impressão

A comunicação visual do seu negócio deve ser levada a sério, viu? Pois muitos clientes decidem comprar (ou não) um produto após olhar uma imagem. Eles ficam com o desejo de experimentar. O quanto antes!

Mas, para isso, você deve contar com a qualidade da fotografia, e com uma equipe preparada, ok? A fim de aumentar a confiança da marca e gerar os estímulos positivos para vender o seu produto. 

Cause uma boa impressão!

Mostra os detalhes

A foto que valoriza é aquela que mostra os detalhes. Uma fotografia gastronômica poderosa destaca, por exemplo, o ponto da carne, o tempero ao lado do prato… Foca na espessura do alimento, na bebida que acompanha.

Tudo isso compõe a estratégia de aguçar os sentidos. O que transporta a mente do observador até aquele cenário. E o faz desejar mais do que nunca apreciar o alimento.

Mostre os detalhes dos pratos do seu negócio. 

Valoriza as cores do produto

Um fotógrafo sabe bem que o seu trabalho valoriza as cores do produto. Seja uma comida ou não. Por isso, ele planeja o uso da luz, da estética, do ângulo e da edição.

Desse modo, a foto do alimento é feita para enaltecer os tons do prato. Pois eles também são aspectos que influenciam na decisão de compra, viu? Afinal de contas, ninguém compra um prato que parece queimado, não é mesmo? Pois é…

Valorize as cores do produto! Venda mais!

O que é essencial na fotografia gastronômica?

Uma boa iluminação

Use bem a iluminação ao fotografar o prato. Tome cuidado com as sombras e o flash em excesso. Faça testes se for preciso. Lembre-se que a luz deve favorecer o seu trabalho. E não tirar o foco ou causar incômodo em quem vê a imagem. Então, tenha bom senso ao usar a iluminação para a foto.

O melhor visual do prato

Não basta montar o cenário perfeito se o prato está feio, viu? O visual do prato é um dos fatores principais da fotografia gastronômica. Por isso, antes de clicar, dê uma boa olhada no prato. Veja se está cru, se está com boa aparência, se está com uma cor ruim… Tome cuidado com o impacto que a imagem pode causar.

Um cenário ideal

O cenário deve combinar com a marca e com o prato em questão. Sempre! É claro que você pode inovar. Usar uma estética diferente, atraente. Mas faça isso com cautela, ok? Busque um padrão nas fotos de comida do seu restaurante. Para não confundir o cliente e para atraí-lo do jeito certo.

O ângulo perfeito

Não, você não é obrigado(a) a tirar as fotos apenas de frente, viu? Você pode variar sempre. Muitas vezes, as fotos laterais deixam a comida mais bonita. Mais chamativa. Então, explore as suas opções até achar o ângulo perfeito do prato.

Use a fotografia gastronômica para divulgar seu negócio nas mídias sociais! Veja mais dicas no site: www.estudiobiazzi.com.br/ 

Deixe seu comentário

Fique tranquilo, não iremos publicar seu e-mail.

Entre em contato