O que é neuromarketing, você sabe? Sabe como aplicar na sua marca?
Talvez você já saiba o que é marketing, não é mesmo? Ainda mais se você já tem um negócio no mercado há um tempo e precisa vender online.
Ok, vamos com calma, não é?!
Bem, o neuromarketing é um campo de estudo que mostra como se dá o impulso das pessoas na hora da decisão de compra. Ou seja, como elas se portam com os estímulos que recebem. E também com as próprias necessidades do seu dia a dia.
Imagine se você pudesse ler a mente das pessoas que compram com a sua marca… Seria ótimo, você não acha?
As ações da sua marca seriam muito mais assertivas. Com campanhas que atrairiam mais clientes com chance de compra. Essa é a verdade!
Mas… e se eu te disser que isso é possível, hein?! Pois é!
Com o neuromarketing é possível, sim. É uma ciência que identifica o ponto de vista do consumidor. E mais… que ajuda na hora de criar as estratégias a fim de converter as ações em vendas. Isto é, com maior chance de acerto. É claro.
Quer saber um pouco mais? Entenda para que serve o neuromarketing. Veja as dicas de como você pode fazer!
O que é neuromarketing?
O neuromarketing é o estudo que destaca as ações de um cliente ao decidir o que vai comprar. É o campo da ciência que explica a mente do consumidor.
Desse modo, com a técnica em prática, você entende o porquê da marca que ele escolhe. Ou o porquê de uma cor ser a que mais lhe atrai em um produto. Ou ainda a forma como ele define o seu alvo com as vantagens que vê.
Ok, mas como isso começou? Você sabe?
O neuromarketing é uma esfera da neurociência. O que, por sua vez, se iniciou lá em 1990. Com o trabalho de Gerry Zaltman. Um professor de Harvard.
E não parou por aí, viu?
Na verdade, as técnicas de neuromarketing foram aplicadas com mais força em 1991. Por grandes nomes da indústria. Como a Coca-Cola.
Desde então, muitas empresas desejam entender qual o conceito do neuromarketing. A fim de melhorar o seu jeito de fazer marketing. Com anúncios mais eficazes. E uma voz mais ativa na vida do público. Inclusive com gatilhos mentais.
Como funciona o neuromarketing
Se você quiser, pode usar isso a favor do seu negócio, viu? Mas antes é bom estudar o tema… “O que é neuromarketing e como funciona”.
Então, vamos lá! É hora de saber como é na prática.
Para começar, se esse é um estudo que abrange a função do cérebro na ação de compra… logo você entende que toda a decisão acontece na cabeça do consumidor. Não é mesmo?
Lá em seu subconsciente, de um modo que nem ele mesmo entende às vezes. Ele apenas define. E compra. Um serviço… um produto…
Os profissionais da área na neurociência, por sua vez, observam o cérebro humano de perto. Eles fazem as medições com a ajuda da tecnologia, é claro. A fim de obter o ponto-chave que leva a pessoa a decidir por tal coisa. Eles veem as suas atividades cerebrais com as opções que têm diante dela.
Ou seja, como a pessoa decide entre uma cor e a outra. Entre um objeto e outro. Entre uma marca e outra. A forma como ele reage!
Tudo bem. Você entendeu qual o conceito de neuromarketing. Mas como isso vai te ajudar?
Quais são as técnicas de neuromarketing?
Veja as dicas de neuromarketing que você pode usar no seu negócio.
Use a psicologia das cores
Você pode usar as cores para cativar os clientes, viu? Pois é um dos pilares do neuromarketing.
Basta estudar o que cada cor estimula nas pessoas. A fim de promover emoções e transmitir mensagens. Use o azul que inspira confiança. Ou o verde que dá a ideia de natureza. Ou o laranja que mostra energia. Entre outros exemplos…
Use isso também na comunicação da marca. Nos sites, no panfleto, no cartão… Crie produtos com as cores que mostram a essência do seu negócio. E que, além de tudo, tenham efeito positivo na mente do cliente.
Crie gatilhos mentais
Você sabia que uma simples frase pode mudar a decisão de compra? Pois é! É uma técnica de neuromarketing que se chama “gatilho mental”. Um tipo de estímulo que “cria” a ideia de necessidade de compra com rapidez na mente da pessoa.
Você pode criar gatilhos mentais como: “Últimas peças no estoque”, “Não perca o novo produto”, “A promoção acaba hoje”… E assim você faz com que o cliente compre o produto.
Atente-se a tipografia que você usa
O tipo de letra também influencia na percepção do consumidor, não é mesmo? Se ele não consegue entender o que lê, muitas vezes sai do site. O que, por sua vez, também ocorre se a fonte não é a ideal. Ela não é legível ou não desperta o interesse do público.
Então, uma coisa que você pode fazer para valorizar o marketing é mudar a tipografia. Isto é, a letra usada no site da marca. Na fachada da loja. Ou até mesmo no uniforme. Isso faz a diferença, viu?
Escolha uma tipografia que transmita a mensagem que você quer passar. E que também seja a melhor para o seu negócio. Se for preciso, fale com uma agência de marketing para te ajudar.
Use imagens atrativas
Que tal apaixonar o seu cliente à primeira vista? Seria ótimo, você não acha? E olha que isso não é impossível, hein!
Você pode usar imagens atrativas. Fotos que inspiram no site e nas redes sociais. Uma boa imagem aumenta o valor da marca e chama a atenção do público. Então cative os seus clientes!
Agora que você já sabe o que é neuromarketing e como funciona, é hora de agir! Veja mais dicas acessando nosso blog!
Deixe seu comentário