Talvez você ainda não saiba o que é a identidade visual que todo mundo fala por aí. Logo… não dá para entender por que investir em identidade visual, não é mesmo? Mas, tudo bem! Nós vamos começar pelo básico.
De acordo com o dicionário, identidade é um conjunto de “qualidades e características” de uma pessoa ou de uma marca. O que por sua vez permite que ela seja reconhecida por estes tópicos. Certo?
Por sua vez, a identidade visual é a série de elementos que representam visualmente uma empresa ou pessoa.
Se você se lembra de alguma coisa logo de cara, só de olhar uma forma, cor ou slogan, é porque tem na mente uma referência. Um símbolo que indica algo para você. Ou que ao menos desperte uma memória, uma ideia. E até mesmo um desejo.
Imagine só ter o seu negócio fixo na mente do cliente. De forma que ele olhasse a sua ideia como a solução ideal, como a marca mais confiável… Pois é! Seria ótimo, você não acha?
Mas para este fim, ele precisa saber antes de mais nada quem é a empresa. O que ela representa, por que é diferente das outras. Saber a sua identidade, o seu papel. Por isso, nada melhor do que criar uma conexão pelo olhar.
O que é identidade visual?
A identidade visual é o uso de elementos ligados a uma marca no aspecto visual. Ou seja, itens que ao serem vistos transmitem ideias e valores do que eles representam.
Os recursos mais comuns na criação da identidade visual são:
Entre outros. Mas não é só isso! De nada adianta criar se não existir um padrão. Um conceito claro e objetivo. É preciso que os recursos visuais façam parte de um plano, uma meta do que você quer atingir no mercado.
Pense um pouco… Quer ter uma imagem mais descolada? Prefere uma imagem mais tradicional e simples? Quer usar gatilhos a fim de vender mais?
Cada cor tem um significado, e o mesmo vale para as tipografias, os símbolos…
Viu? Antes de pôr qualquer ação em prática, você deve se planejar. Contar com uma equipe que te ajude a construir uma identidade visual marcante, única. E que esteja alinhada com a essência dos seus serviços.
Dá trabalho, é verdade! Mas vale a pena demais!
Por que investir em identidade?
Até aqui, você já deve ter uma noção sobre o que uma identidade visual proporciona. Mas, para não restar dúvida, veja os 4 motivos para investir em identidade visual.
Tenha uma marca confiável
Uma marca que conta com um padrão visual se torna mais confiável. Mais profissional. E você sabe por quê? Ela não titubeia em mostrar o que ela é, nem em chamar atenção e nem em se conectar com seu público. Pelo contrário! Passa a imagem de que deseja atender os seus clientes e de que tem o seu jeito de fazer isso. Quer que eles não se esqueçam dela.
Para isso, cria elementos especiais que ficam na memória do público por um longo tempo.
Como os arcos amarelos do McDonald ‘s, ou o vermelho do iFood. Ambos são itens visuais que lembram agilidade, bons lanches e fácil acesso. São marcas com ampla credibilidade e destaque visual.
Revele a essência do seu negócio
É a comunicação visual que revela a essência do seu negócio. Transmite o seu jeito de ser, seu estilo, sua personalidade…
Não é nenhum segredo que hoje em dia conta muito, não é? O que mais se vê por aí é pessoas aderindo a serviços e comprando produtos pelo que a marca representa. O seu papel social, econômico e até político.
A melhor forma de deixar claro como a marca é humanizada e que se interessa com as pessoas é com ferramentas visuais. Paleta de cores, slogans, letras, entre outras. Causar boa impressão ajuda a fechar negócio!
Ganhe reconhecimento
Já passou em frente a um comércio que não tem placa? Você não vê nem de longe nem de perto o que vende ali, não sabe o que tem de útil para seu dia. E aliás nunca vai pensar naquela opção quando precisar de um produto. Nem sabe o que é!
Pois é. Isso acontece mais do que se imagina, ok? Uma loja, site, blog, escola, seja o que for, deve ser reconhecida. É o que vale na hora de adquirir um produto, um serviço etc. Você só se lembra daquilo que vê, que memoriza, que reconhece.
Uma das melhores vantagens da identidade visual é oferecer isso às empresas no mercado. A fim de que se destaquem e sejam lembradas. Aliás, é o que facilita também a vida das pessoas, que sabem onde achar e onde ter o que procuram.
Nasce assim um vínculo de valor para os dois lados.
Conquiste mais clientes
O marketing é a área que direciona as ações da marca para os clientes potenciais. Ou seja, pessoas com maior chance de compra. É o setor que cria campanhas a fim de incentivar a compra e também encaminhar ao público ideal.
O que só se torna possível por causa da identidade visual, porque sem ela o cliente se confunde. Perde o foco no funil de vendas e migra para outra marca mais estável. Confiável. Sem ela não há referência. Não há impacto e nem relacionamento. Invista nisso!
Pronto! Agora que você já sabe por que investir em identidade visual, cuide bem do seu negócio renove sua marca e tenha uma imagem de valor. Vamos criar juntos!?
Deixe seu comentário