Você até já ouviu falar, mas ainda não sabe o que são 4Ps do marketing? Não tem problema, viu? Vamos tirar todas as dúvidas!
É bom entender antes de tudo que essa é uma tática para fazer marketing. Ou seja, é uma técnica que visa a publicidade e o poder de venda de uma marca. A fim de divulgá-la, aproximá-la dos clientes, criar boa audiência e vender mais.
Até aí, tudo bem, não é mesmo? Mas… quais são os 4Ps e para o que eles servem?
Os 4Ps do marketing são: produto, preço, praça e promoção. Cada um deles possui suas próprias metas. Como por exemplo: o produto – “qual é o nome dele?”, “o que ele oferece às pessoas?”. E sobre a praça – “onde o cliente pode comprar o que você vende?”.
São respostas como essas que vão garantir a sua forma de fazer marketing. O que torna suas ações muito mais assertivas e alinhadas com o que você quer para a marca.
Entenda mais sobre o que são 4Ps do marketing. Veja as nossas dicas!
Afinal, o que são 4Ps do marketing?
Os 4Ps do marketing nada mais são do que um conceito que constrói as estratégias e as ações da marca. Ao ditar os 4Ps, os 4 bases de negócio que começam com a letra P, se entende o que se deve refletir a cada ação. A fim de ofertar soluções e marcar presença nos canais de modo mais eficaz.
Isto é, com um trabalho mais efetivo em contato com o público-alvo.
A prática é também chamada de Mix de marketing, e ela não é de hoje, viu? Ganhou força nos anos 50, por conta do trabalho de Neil Borden e, um tempo depois, pela voz do autor Philip Kotler.
É um método que alinha as intenções da marca com o que ela faz e apresenta no mercado. E, embora muito se fale em outros tipos de tática, como 8 Ps do marketing, 7 Ps do marketing… são os 4 Ps que têm o foco maior das marcas por aí.
Mais acima, você já viu o que significa 4 Ps do marketing, não é verdade? Agora é hora de entender mais a fundo o conceito de cada P.
Produto
O produto é a solução que a sua marca oferece a fim de atender as necessidades do público. É a chave que os clientes procuram para “sair” de seus problemas. Até mesmo os mais comuns do dia a dia.
E não é só isso, viu? Ele deve contar com os melhores benefícios. Ser um destaque, uma referência na vida do consumidor.
Desse modo, ao pensar no “P” de produto, você deve avaliar:
- Design;
- Vantagens;
- Qualidade;
- Branding;
- Tempo de garantia;
- Cor, tamanho, embalagem;
- Diferencial.
Preço
O preço é o valor que representa o produto ou serviço. Ele faz parte dos atos promocionais, das campanhas de marketing e da referência da marca. Por isso, não fica de fora na hora de criar as estratégias que envolvem os 4Ps.
Com o intuito de fazer o marketing inteligente, vale a pena refletir sobre os fatores do preço:
- Tipos de descontos;
- Formas de pagamento;
- Linha de valores possíveis;
- Preços da concorrência.
Praça
A praça é o lugar onde são feitas as campanhas e as vendas. Ao pensar na “praça” o gestor mira nos seus pontos de contato a fim de falar com os clientes e fechar vendas. Nos canais digitais e físicos, viu?
Planejar a praça, entre os 4Ps do marketing, abrange:
- Logística de produtos: venda, entrega e reposição;
- Pontos de venda;
- Canais digitais;
- Site da loja;
- Centro de distribuição e estoque.
Promoção
Pense no seguinte, aqui estamos entendendo o que são 4Ps do marketing, não é mesmo? Então, quando se fala em “P” de promoção não é sobre criar ações de preço baixo, mas sim ter uma forma de promover o nome da marca e seus produtos.
É produzir estratégias para fazer com que o cliente compre com você. Com que ele se lembre da marca e veja nela a melhor vantagem, ok?
Neste caso, é hora de analisar possíveis:
- Campanhas digitais;
- Redes sociais, e-mail e blog;
- Técnicas de publicidade;
- Relações públicas
- Conteúdos diretos e indiretos;
- Parceiros da mídia;
- Vendedores;
- Destaques no segmento.
Como aplicar os 4 Ps do marketing:
Tenha em mente o seu público-alvo
Seja qual for o seu segmento e a sua ideia para vender, você deve ter em mente o seu público-alvo. Saber quem ele é, quem precisa do seu serviço e produto. Então, antes de usar qualquer tática de marketing, saiba em quem o seu negócio vai mirar.
Defina suas metas
Se a sua marca já conta com informações sobre o tipo de perfil do cliente, você pode definir as metas. Ou seja, focar nas coisas que pretende realizar com o seu negócio. Os números que quer alcançar, o tipo de audiência que quer ganhar… também com os fatores que você projetou com os 4 Ps do marketing.
Avalie o seu diferencial
Qual é o seu diferencial? O preço? Um produto que estimula emoções? Ou a presença nas causas sociais? É bom saber o que destaca o seu negócio de todos os outros. E usar o marketing para promover isso e sanar os pontos fracos.
Esteja atento ao mercado
De uma hora para outra, tudo pode mudar, viu? As vontades dos clientes passam a ser outras, o concorrente muda de estratégia… tudo pode acontecer. Por isso, esteja atento ao mercado. Faça pesquisas, analise os comentários e dê uma olhada no que faz a concorrência.
Agora que você já sabe o que são 4Ps do marketing e como usar, é hora de se planejar! Pensar no seu produto, praça, preço e promoção, e ver formas de propagar o seu negócio com maior eficácia.
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