O que são 4Ps do marketing?

Você até já ouviu falar, mas ainda não sabe o que são 4Ps do marketing? Não tem problema, viu? Vamos tirar todas as dúvidas! 

É bom entender antes de tudo que essa é uma tática para fazer marketing. Ou seja, é uma técnica que visa a publicidade e o poder de venda de uma marca. A fim de divulgá-la, aproximá-la dos clientes, criar boa audiência e vender mais.

Até aí, tudo bem, não é mesmo? Mas… quais são os 4Ps e para o que eles servem?

Os 4Ps do marketing são: produto, preço, praça e promoção. Cada um deles possui suas próprias metas. Como por exemplo: o produto – “qual é o nome dele?”, “o que ele oferece às pessoas?”. E sobre a praça – “onde o cliente pode comprar o que você vende?”.

São respostas como essas que vão garantir a sua forma de fazer marketing. O que torna suas ações muito mais assertivas e alinhadas com o que você quer para a marca.

Entenda mais sobre o que são 4Ps do marketing. Veja as nossas dicas!

 

Afinal, o que são 4Ps do marketing?

Os 4Ps do marketing nada mais são do que um conceito que constrói as estratégias e as ações da marca. Ao ditar os 4Ps, os 4 bases de negócio que começam com a letra P, se entende o que se deve refletir a cada ação. A fim de ofertar soluções e marcar presença nos canais de modo mais eficaz. 

Isto é, com um trabalho mais efetivo em contato com o público-alvo.

A prática é também chamada de Mix de marketing, e ela não é de hoje, viu? Ganhou força nos anos 50, por conta do trabalho de Neil Borden e, um tempo depois, pela voz do autor Philip Kotler. 

É um método que alinha as intenções da marca com o que ela faz e apresenta no mercado. E, embora muito se fale em outros tipos de tática, como 8 Ps do marketing, 7 Ps do marketing… são os 4 Ps que têm o foco maior das marcas por aí.

Mais acima, você já viu o que significa 4 Ps do marketing, não é verdade? Agora é hora de entender mais a fundo o conceito de cada P.


Produto

O produto é a solução que a sua marca oferece a fim de atender as necessidades do público. É a chave que os clientes procuram para “sair” de seus problemas. Até mesmo os mais comuns do dia a dia. 

E não é só isso, viu? Ele deve contar com os melhores benefícios. Ser um destaque, uma referência na vida do consumidor.

Desse modo, ao pensar no “P” de produto, você deve avaliar:

  • Design;
  • Vantagens;
  • Qualidade;
  • Branding;
  • Tempo de garantia;
  • Cor, tamanho, embalagem;
  • Diferencial.


Preço

O preço é o valor que representa o produto ou serviço. Ele faz parte dos atos promocionais, das campanhas de marketing e da referência da marca. Por isso, não fica de fora na hora de criar as estratégias que envolvem os 4Ps.

Com o intuito de fazer o marketing inteligente, vale a pena refletir sobre os fatores do preço:

  • Tipos de descontos;
  • Formas de pagamento;
  • Linha de valores possíveis;
  • Preços da concorrência.


Praça

A praça é o lugar onde são feitas as campanhas e as vendas. Ao pensar na “praça” o gestor mira nos seus pontos de contato a fim de falar com os clientes e fechar vendas. Nos canais digitais e físicos, viu?

Planejar a praça, entre os 4Ps do marketing, abrange:

  • Logística de produtos: venda, entrega e reposição;
  • Pontos de venda;
  • Canais digitais;
  • Site da loja;
  • Centro de distribuição e estoque.


Promoção

Pense no seguinte, aqui estamos entendendo o que são 4Ps do marketing, não é mesmo? Então, quando se fala em “P” de promoção não é sobre criar ações de preço baixo, mas sim ter uma forma de promover o nome da marca e seus produtos.

É produzir estratégias para fazer com que o cliente compre com você. Com que ele se lembre da marca e veja nela a melhor vantagem, ok?

Neste caso, é hora de analisar possíveis:

  • Campanhas digitais;
  • Redes sociais, e-mail e blog;
  • Técnicas de publicidade;
  • Relações públicas
  • Conteúdos diretos e indiretos;
  • Parceiros da mídia;
  • Vendedores;
  • Destaques no segmento.

 

Como aplicar os 4 Ps do marketing:

Tenha em mente o seu público-alvo

Seja qual for o seu segmento e a sua ideia para vender, você deve ter em mente o seu público-alvo. Saber quem ele é, quem precisa do seu serviço e produto. Então, antes de usar qualquer tática de marketing, saiba em quem o seu negócio vai mirar.

 

Defina suas metas

Se a sua marca já conta com informações sobre o tipo de perfil do cliente, você pode definir as metas. Ou seja, focar nas coisas que pretende realizar com o seu negócio. Os números que quer alcançar, o tipo de audiência que quer ganhar… também com os fatores que você projetou com os 4 Ps do marketing.

 

Avalie o seu diferencial

Qual é o seu diferencial? O preço? Um produto que estimula emoções? Ou a presença nas causas sociais? É bom saber o que destaca o seu negócio de todos os outros. E usar o marketing para promover isso e sanar os pontos fracos.

 

Esteja atento ao mercado

De uma hora para outra, tudo pode mudar, viu? As vontades dos clientes passam a ser outras, o concorrente muda de estratégia… tudo pode acontecer. Por isso, esteja atento ao mercado. Faça pesquisas, analise os comentários e dê uma olhada no que faz a concorrência.

 

Agora que você já sabe o que são 4Ps do marketing e como usar, é hora de se planejar! Pensar no seu produto, praça, preço e promoção, e ver formas de propagar o seu negócio com maior eficácia.

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