Será que a sua marca sabe como fazer atendimento online nos dias de hoje? Veja bem… lidar com um cliente pelo meio digital não é a mesma coisa do ponto físico, viu?
O bom gestor pensa em como deve ser feito o atendimento online de sua empresa. E, caso não saiba o jeito de fazer isso, ele conta com o apoio de terceiros. A fim de criar uma marca mais forte. Ativa e confiável.
E não é só por uma via, não é mesmo? Mas sim por alguns canais digitais que fornecem uma conexão mais certeira, alinhada com o seu serviço. Como os chats, as redes sociais, o Whatsapp etc. Meios que possam atrair, conduzir e manter a rede de clientes. Dar antes de tudo um bom suporte e um toque mais humano à sua comunicação.
É claro que nada é tão fácil como parece. O atendimento não presencial ao cliente deve ser planejado. Bem feito! Ter boas ferramentas. Por isso, você deve descobrir como atender um cliente pela internet. Que tal algumas dicas? Veja o que é e como fazer!
Atendimento online, o que é?
O atendimento online é um meio que as pessoas usam para entrar em contato com as marcas pela internet. Assim, tiram dúvidas, pedem ajuda, compram e questionam o serviço. Sem nem mesmo sair do lugar em que estão.
É bem mais prático, ágil e moderno. Ou seja, tudo o que as pessoas buscam hoje em marcas confiáveis. Marcas que facilitam o dia a dia, não é mesmo?
Além do mais, muitas ferramentas digitais se mantêm ativas 24h por dia. Com isso, a marca sempre tem como fazer atendimento digital e mostrar a sua eficiência! Aumentar a sua credibilidade. Você não acha?
Por que fazer atendimento online?
Quem quer ter sucesso não pode abrir mão de atender bem o seu público. Cuidar dele, estar disponível. E nada melhor do que os canais online para fazê-lo. Como os chatbots, o e-mail, o Whatsapp e tantos outros apps. Os quais, por sua vez, contam com conversa por texto, sistema automatizado, vídeo e voz.
As vantagens do atendimento online são:
- Tom de voz mais humano;
- Construção de uma marca fiel ao seu público;
- Agilidade nas ações;
- Economia de tempo e dinheiro;
- Criação da lista de dados para campanhas e vendas.
Quer saber como deve ser um atendimento online? Veja as dicas que temos pra você!
6 dicas para o atendimento online
Conheça o seu público
Pode parecer clichê, mas não é. Nem todo gestor sabe com quem ele dialoga. Ou para quem ele quer vender. Não sabe a forma como falar com os seus clientes, pois não sabe quem são.
O melhor roteiro para atender uma pessoa do outro lado da tela é com a noção do que ela gosta e do que ela precisa. De acordo com a sua região, seu estilo de vida, sua idade, necessidades, etc.
Então, antes de mais nada, conheça o seu público e molde o seu jeito de atender para falar a mesma língua que ele. E claro, ser mais amigável.
Tenha bons aliados
Como já diz o ditado: “a união faz a força”. Por isso, tenha bons aliados. Colaboradores que sejam capazes de fazer o atendimento online do seu negócio.
Para isso, faça treinamentos, dê feedbacks, peça uma avaliação do cliente ao final do atendimento. Diminua os pontos negativos.
Desse modo, você passa a ter um time mais preparado para falar com as pessoas e conquistá-las. Você vai ver!
Dê uma resposta rápida
Já parou pra pensar que todo mundo detesta a famosa “musiquinha de espera”? E por quê? Porque ela não para de tocar nunca e o atendimento não chega. Nem a solução do problema. Não é verdade?
Busque a agilidade nos seus canais de atendimento. Dê uma resposta rápida, não deixe o cliente esperando por muito tempo. Esse é o diferencial que muita gente procura.
Além do mais, é a rapidez no diálogo que também agiliza as demandas. Fica mais organizado, com menos fila e menos insatisfação do outro lado.
Tenha um padrão
Qualquer marca que se preze precisa ter um padrão, viu? Não dá para falar de modo formal e informal na mesma conversa. Usar gírias e depois ter um tom de voz mais sério. Isso só vai confundir as pessoas e afastá-las.
Tenha um padrão de atendimento online. Elabore modelos a seguir e use o mesmo tipo de comunicação em todos os seus pontos de contato.
Escolha os canais digitais
É um erro querer usar “tudo o que tem direito” para atender os clientes. Pois dessa forma o trabalho fica mais puxado e com mais chance de falha. O ideal é escolher uma plataforma online para responder as pessoas.
Escolha os canais digitais com as melhores funções para adaptar o seu tipo de negócio. Estude bem as suas opções de atendimento online antes de definir qual você vai usar.
Veja se o diálogo será por chatbots e por texto, ou até mesmo por vídeo chamada. Assim não há desperdício de investimento e nem desordem.
Use as mensagens automáticas
Uma dica de ouro é usar as mensagens automáticas para iniciar a conversa. O que, por sua vez, já conduz o cliente para onde ele quer ir. Se ele quer falar sobre um produto, se ele já é cliente, se ele só quer ajuda…
Desse modo tem como ir adiante e o atendimento é mais prático. Sem tomar muito do seu tempo.
Listar as perguntas frequentes também é uma ótima ideia. Pois o cliente já acha a solução sem nem falar com um atendente, viu?
Pronto! Você já viu como deve ser feito o atendimento online, então prepare-se! Tenha uma marca mais acessível e colha os bons frutos do seu serviço!
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