A gente sabe que pode ser um pouco difícil descobrir como usar a sua identidade visual nas redes sociais, né? Afinal, escolher a melhor foto, as cores e as postagens que fazem sucesso não é tão fácil assim.
Mas, ao mesmo tempo, não dá para ficar de fora da internet, especialmente se você é uma empreendedora e quer que a sua marca seja um sucesso, não é mesmo? Vender bastante, ser vista e estar presente na vida do seu público é super importante.
Por isso, hoje em dia é crucial saber como aplicar a sua identidade visual no Instagram! Essa é uma das redes sociais mais populares aqui no Brasil, e é ótima para divulgar o seu negócio de forma prática, moderna e cheia de técnicas incríveis.
Quer saber como divulgar a identidade visual da sua marca no Instagram? Vamos entender melhor o conceito.
O que é Identidade Visual?
A identidade visual é a técnica de criar elementos visuais que são exclusivos da sua marca. São artes que representam a sua empresa, como as cores, os gráficos, as letras, as formas e o logotipo.
Sabe quando você vê um “N” vermelho em um fundo preto e já sabe que é a Netflix? Ou quando passa um caminhão com um urso polar bebendo refrigerante e você logo pensa na Coca-Cola? É exatamente isso! Se a sua empresa é reconhecida assim que é vista, é graças à identidade visual e o posicionamento de marca que você construiu. Seu símbolo, a sua cor, a sua história! Quando bem criada, a identidade visual mostra os valores e a credibilidade da marca, cria conexões e desperta sensações.
E não existe lugar melhor para isso do que o Instagram, não é mesmo?
Só não se esqueça de que a sua conta no Instagram deve ter uma cara profissional, tá bom? Aplicar a sua identidade visual da sua marca no “Insta” é o que realmente faz a diferença. Vamos entender por quê!
Por que você deve aplicar a Identidade Visual no Instagram?
Se você está procurando motivos para caprichar ainda mais na sua presença no Instagram, nós temos 5 razões para você usar a identidade visual no aplicativo. Olha só!
Deixa o feed mais bonito
As imagens ficam em harmonia e deixam o seu feed mais bonito, atraente e com uma identidade visual forte. E o melhor é que ele não fica confuso, né?
Transmite a essência da marca
Mostrar qual é a personalidade do seu negócio para o seu público-alvo e para o mercado é essencial. É como se você se expressasse de forma autêntica. Pode ser com um tom de voz mais sério, descontraído, do bem, menos formal ou qualquer outro estilo que combine com a sua marca.
Gera a percepção desejada
De forma criativa, você pode estimular a vontade de comprar, despertar emoções e transmitir ideias por meio dos conteúdos visuais.
Cria identificação
É muito melhor quando a gente sabe qual marca está por trás de uma postagem, né? E isso não acontece só no Instagram, mas também em placas, em outros canais de mídia, em panfletos… É a identidade visual que cria essa identificação e faz as pessoas se acostumarem com a sua empresa.
Faz parte da comunicação
Não dá para ter uma audiência se a gente não “conversa” com ninguém. Gerenciar as redes sociais é parte da vida de uma empreendedora. E lembre-se de que você também se comunica por meio do olhar e do visual. Agora, vamos às dicas de como fazer isso!
Como aplicar a sua Identidade Visual no Instagram
Pense nas suas metas
Antes de tudo, pense nas metas da sua marca. O que você quer conquistar ao usar o Instagram? Quem é o seu público? Quais são as hashtags e os tipos de postagens que têm a ver com o seu negócio? Sobre o que você quer “falar”?
É muito importante ter clareza sobre o que você vai usar nas redes sociais e em todos os pontos de contato da sua marca. Essa clareza vai te ajudar a atingir os seus objetivos.
Então, comece definindo o que você quer alcançar.
Utilize sua paleta de cores
Já aconteceu com você de pensar no significado das cores quando um novo ano começa? É uma ação comum, mesmo para quem não é supersticioso.
Cada cor transmite sensações diferentes. Por exemplo, o amarelo é alegre, otimista e radiante, o verde representa esperança e saúde, o vermelho simboliza amor, o branco transmite paz.
Pensando nisso, lembre-se de alinhar sua paleta de cores para usar no Instagram da sua marca. E não só lá, mas em todos os pontos de contato onde a sua identidade visual está presente. Use essas cores nas postagens, em fotos estratégicas e como plano de fundo para algumas imagens.
Tenha um padrão
Uma das coisas mais legais do Instagram são os destaques dos stories, os layouts padronizados e as informações da bio. E isso não pode ser esquecido quando você estiver aplicando sua identidade visual no Instagram.
Para isso, é importante ter um padrão! Planeje a sua estratégia, não poste nada correndo. Mantenha uma harmonia nas cores, use um estilo de layout mais exclusivo, que seja fiel ao seu template. Defina filtros para as suas fotos e saiba exatamente o que você quer comunicar!
Dessa forma, fica mais fácil fazer as postagens com destaque para a sua marca. Além disso, cria uma comunicação mais coesa e uniforme.
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