Já falamos por aqui que o trabalho dentro de um projeto de identidade visual definido nunca se acaba, ele é constante, e para isso ser percebido por seus clientes você precisa ter uma estratégia de marca bem definida.
E não se iluda achando que isso ocorre só para grandes empresas, você também pode trabalhar estes pontos em sua marca. É possível ter uma marca com essência, sendo empreendedor autônomo, MEI e Micro Empresa. Uma estratégia digital é essencial para sua empresa crescer e ter uma vida longa no digital, e tudo isso tem a ver com o comportamento e personalidade da sua marca, ter uma estratégia que impacte o que as pessoas pensam sobre sua empresa, é item de extrema necessidade para você se posicionar no mercado digital.
Podemos definir itens como: Qual a melhor forma de portar em algumas situações, sejam elas visuais ou comportamentais; Como você deve se expressar, como é a sua narrativa verbal, qual o estilo de narrativa visual que sua empresa vai utilizar, qual o tom de voz que minha marca comunica, e por aí vai…
Precisamos entender e ter clareza das forças e diferenciais da nossa empresa, através do diagnóstico estratégico de marca, pois só assim conseguimos identificar o que precisa ser melhorado e alinhado para nos diferenciar dos nossos concorrentes. Por isso, é necessário sempre mapearmos as oportunidades existentes no seu nicho, identificando os conhecimentos distintos que precisam ser trabalhados e intencionalmente aplicados em sua comunicação, desbloqueando assim sua criatividade, criando conexões genuínas entre seu trabalho e público alvo, se destacando nas redes sociais e gerando mais oportunidades para sua marca, tendo um conteúdo único e alinhado com sua expressão de marca.
Afinal, precisamos estar atentos ao que as pessoas estão percebendo e definindo sobre a empresa, se estamos comunicando de uma forma eficiente o que realmente queremos que elas nos associem. Isso é muito mais do que definir um personagem para sua marca e comportar daquela forma. Uma estratégia quando bem definida, está sempre associada com a conexão de essência da sua marca com sua própria personalidade.
É um processo de se reconhecer e definir itens relevantes que devem ser comunicados em sua marca, e estes itens acabam influenciando todos os pontos da sua empresa, desde a forma como você presta seu atendimento, na decisão dos produtos que devem ser lançados, até na aparência visual das suas embalagens, é basicamente ter um autoconhecimento sobre você e sobre quem sua marca é.
Por isso, ter uma identidade visual não resolve todos os seus problemas, está é apenas um item importantíssimo que vai gerar reconhecimento e pertencimento, e que precisa ser trabalhado em sua marca. Mas é sempre necessário ir a fundo, conhecer melhor sua empresa e até mesmo você, fazer um estudo de como sua marca seria se ela fosse uma pessoa, como ela se comunicaria? Como ela se porta? O que ela pensa? Para assim, você ter uma marca com essência e propósito bem definidos.
Então, o que acha de comunicar a essência do seu negócio?