Muito mais que um logotipo, a identidade visual é um conjunto de todos os elementos visuais que compõem uma marca, está quando atuando de forma eficaz, representa a qualidade dos seus produtos e serviços, e comunica de forma intencional, sua essência de marca alinhada com o seu posicionamento e estratégia.
Afinal, o que é uma identidade visual? A nomenclatura no mercado é variada, e fica fácil de se confundir. É por isso que existem dúvidas entre os significados das palavras, marca, identidade visual, logotipo, desenho, logo, e suas aplicações. Por isso, vou definir melhor cada área e esclarecer essas variações para você saber exatamente o que é, e se situar melhor quando precisar desenvolver seu projeto.
Empreender no meio digital e vender pela internet, traz diversos desafios, o desafio mais evidente é não ter o produto disponível para o cliente tocar fisicamente, por meio deste a identidade visual se torna ainda mais necessária, para expressar através da embalagem e apresentação visual sua marca.
Mas afinal, o que representa cada nome em si?
Em geral, a marca de um produto é composta por um logotipo e um símbolo.O logotipo é a escrita da marca, a parte caligráfica, com o nome que você escolheu para sua marca, já o símbolo, é aquele elemento que complementa sua marca, algumas vezes uma inicial do nome, um objeto que faz sentido para sua marca, um ícone, dentre outros. No entanto, não é obrigatório que toda marca tenha um símbolo, ela pode se comunicar apenas com o logotipo, a caligrafia da marca em si. Então, a definição concreta de marca é toda forma de se expressar, ou seja, como você se posiciona para seu público.
Mas e a identidade visual o que é? A identidade visual é um conjunto de itens visuais, que compõem a marca, ela é formada por uma série de componentes que se completam, como a tipografia, composições, paleta de cor, elementos gráficos, formas, elementos que vai aparecer no material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, fotografia, dentre outros itens que vão compor a expressão visual da sua marca.
Para definir a identidade visual da sua empresa, necessita inicialmente ter alguns itens bem definidos, para compreender exatamente o que você procura. Por isso, é necessário que você entenda e defina alguns pontos do seu negócio, como por exemplo: público alvo, os produtos que você irá oferecer, estilo de comunicação para identificar os itens que podem comunicar de uma forma mais eficiente com o seu público. Afinal, você precisa ter uma comunicação com essência, simples, direta e objetiva para alcançar seus objetivos de venda.
Diferente de um desenho, uma marca deve conter todos as características que lhe faz ser única e autêntica, trazendo assim uma comunicação clara e objetiva. Durante o processo de criação da sua marca podemos desenvolver itens diversificados, para servir como apoio na sua identidade visual, mas está precisa estar muito bem alinhada com o que você vai oferecer ao seu público. É muito comum atender pessoas que estão começando seus negócios, e ainda não conhecem profundamente seus diferenciais e seu negócio em si, portanto podemos sim criar algo adaptável, mas que não seja nada genérico aquelas marcas que são o mesmo do mesmo, que já existem milhões no mercado, sabe qual?
Durante o desenvolvimento dos itens da sua identidade visual, também é super importante ter aplicações e variações dos itens, até mesmo, para você conseguir aplicar em diferentes formatos e plataformas, como em materiais de papelaria e mídias digitais. Mas tudo isso é feito de uma forma leve e delicada, para que você não perca sua identidade visual e a pregnância como marca.
Definindo todos estes pontos, conseguimos ter um repertório visual melhor e assim conseguimos desenvolver uma identidade visual coerente e adequada para seu negócio.
Com uma identidade visual bem construída, sua marca irá se posicionar melhor em um mercado tão competitivo, afinal a inovação e a criatividade são fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio e o impulsionamento da sua marca.
Por isso, na hora de definir sua marca, o briefing é item de extrema importância, para realizar a execução do projeto, uma vez que você precisa entender o que busca, o que seu cliente espera, e como você quer transmitir esse desejo. No decorrer de todo o processo o designer irá lhe auxiliar ao encontro de todas as respostas, considerando suas intenções como empresa, através de palavras para definir seu negócio, os diferenciais no qual você se destaca e suas características, estes itens irão te guiar para desenvolver um visual que represente sua essência de marca, e lhe dê um diferencial no mercado, para os clientes te procurarem por valor agregado de marca e não por preço. Mas não pense que o projeto de identidade visual se encerra após o projeto ser entregue, o trabalho de uma marca nunca é finalizado, ela deve estar sempre ativa e alinhada com seus objetivos e valores como empresa, portanto o trabalho de se posicionar e inovar é constante. Então, o que acha de transformar o seu negócio em uma marca?