Quem nunca escutou aquela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”, portanto como anda a narrativa visual fotográfica da sua marca?
Muito além da fotografia em si, sua marca deve ter tudo o que lhe faz ser único, autêntico e especial. Portanto, uma narrativa visual deve conter história, processos e sensações, e que através da sua identidade de marca, conte com clareza e de uma forma simples, a história do seu produto ou serviço.
Sabe aquelas fotos lindas, que pesquisamos no Pinterest e ficamos imaginando o dia em que iremos conseguir produzir um ensaio fotográfico desta forma? Com uma luz legal, combinações de cores, acessórios cheios de charme, arranjos de flores e toalhas que parecem ter sido compradas para aquele momento, mas que ainda sim, parece tão natural que você mesmo poderia estar ali, naquela cena.
Mas já lhe adianto, produzir fotos não é item tão longe assim da sua realidade, com aparelhos celulares cada dia mais modernos, podemos sim produzir conteúdo de alta qualidade, utilizando apenas nosso aparelho, e para isso hoje vim lhe dar algumas dicas de como melhorar sua narrativa visual de marca.
Antes de tudo precisamos ter referência de estilo, de iluminação, de composição, de enquadramento. Portanto, comece salvando tudo que lhe agrada os olhos e que faz uma composição harmônica com tudo ao seu redor. Após separar as referências, vamos colocar a mão na massa, separe tudo que você pode utilizar em suas fotografias e que comunique com sua marca e sua paleta de cor.
Quando for escolher o produto que será fotografado, seja exigente e procure aquele produto perfeito, sem nenhuma alteração com uma aparência impecável, isso vai fazer todo o sentido na hora de fotografar e divulgar seus produtos, afinal ter um pequeno negócio não pode ser sinônimo de falta de qualidade em seus produtos.
Após definir esses itens, você pode pensar na composição da sua foto.
Qual história você quer contar daquele produto? Aqui podemos definir nossos elementos, conforme o que desejamos buscar e comunicar, assim definimos, onde cada elemento vai ficar, por exemplo: Quero mostrar que meu produto é artesanal. Então, é interessante incluir alguns itens do meu processo, como as espátulas utilizadas, os ingredientes artesanais e outros itens que demonstram o processo artesanal. Se meu produto é um sabonete natural, posso incluir algumas folhas de plantas naturais, uma toalha bem felpuda. O importante é não se esquecer que seu produto deve ser o item mais importante da cena, por isso deixe ele sempre em destaque, o que não necessariamente quer dizer que ele precise estar sempre no centro. Certo?!
Durante o processo de fotografia do produto, pense em uma forma de harmonizar os itens da produção para chamar atenção para seu produto, de uma forma equilibrada e atraente.
No geral, o fundo fotográfico neutro funciona perfeitamente e não compete com o elemento principal, que deve ser o produto. Cores também podem ser interessantes, mas antes de iniciar a inclusão de cores é importante observar se ela vai comunicar com sua marca. Verifique sempre o distanciamento entre seu produto e o fundo fotográfico, para sua imagem ter mais profundidade e você conseguir desfocar o fundo.
Quanto a iluminação, sempre indico a luz natural próximo a janelas ou ao ar livre, prefira sempre este estilo de iluminação mais quente, mais amarelado, ele deixa tudo mais bonito do que aquela luz fria da lâmpada artificial.
Após toda preparação inicie fazendo testes de composição, de ângulos, permita-se inovar e testar diversas possibilidades para criar suas fotos. Depois de todos os cliques, nada melhor do que ajustar tudo em um tratamento de imagem que vai dar aquele charme final para suas produções. Indico o uso de aplicativos como o lightroom, snapseed, vsco, entre outros, estes lhe permitem calibrar um pouco a coloração da imagem, os tons, adicionar filtros que podem melhorar a aparência visual de suas fotos, controlar o brilho e a exposição. Mas ohhh… Não abuse!!!
É apenas uma edição de retoques e ajustes, uma edição quando mal feita e pesada, pode passar uma informação totalmente diferente do que você busca transmitir.
Ah… e não se esqueça, faça fotos sua também. Seus clientes irão amar ver quem está comandando todo aquele processo de produção. Prepare o cenário, utilize aquela roupa que comunica sua essência, e faça fotos com sua alma e essência, do jeitinho que a sua marca se comunica, sendo ela mais espontânea, formal, ou até mesmo descontraída. Então, o que você achou? Já pensou em comunicar sua marca através da fotografia? Então vamos planejar sua produção fotográfica hoje mesmo!