Se você é um empreendedor que está começando no ambiente digital, provavelmente já leu sobre público-alvo e persona. Quer aprender um pouco mais sobre o assunto e sua funcionalidade dentro do marketing digital? Veio ao lugar certo!
Definir qual das segmentações usar na estratégia de marca pode não ser nada fácil sem conhecimento.
“Público-alvo e persona não são a mesma coisa?” – Não mesmo! Ambos são métodos de planejamento para captar consumidores, mas usam perspectivas diferentes.
As ações de marketing digital podem ser realizadas de duas maneiras: alcançando um público em geral ou personalizando os processos para dialogar com o público.
As duas técnicas são implementadas por quem divulga o negócio na internet. Mas como isso é feito? Entenda agora sobre os conceitos de público-alvo e persona: qual das segmentações usar?
O que é público-alvo?
O público-alvo é um grupo de potenciais clientes – consumidores que têm interesse no seu tipo de produto ou serviço. Esse grupo tem o mesmo padrão, características semelhantes referentes à:
- região onde mora;
- faixa etária;
- gênero;
- classe social;
- estilo de vida;
- ocupação profissional;
- estado civil;
- hobbies;
Entre outras informações importantes. Estamos falando da estratégia de marketing digital para visualizar “onde” aplicar suas ações, aumentando as chances de venda. Pois, quem quer acertar um alvo precisa ter a certeza de sua mira.
Conhecer o seu posicionamento, seu segmento de mercado, suas ferramentas para definir público-alvo e probabilidades. Estudar como um determinado mercado funciona.
Como definir o público-alvo?
O primeiro passo é conhecer o seu próprio produto. Tornar-se apto para “vender” a solução, oferecer uma logística confiável e preparar a estratégia de marca. Suas análises estendem-se aos grupos de consumidores que compõem seu segmento.
Por exemplo, se uma empresa vende cosméticos, ela avalia os perfis de pessoas que compram… cosméticos. Enquanto a empresa que anuncia transplante capilar mira em consumidores com perda de cabelo.
Uma maneira prática de analisar isso é questionar leads (potenciais clientes) na web. Por meio das redes sociais, sites, e-mails e blogs. As perguntas mais comuns a fazer
- “Em qual região você mora?”;
- “Quantos anos você tem?”;
- “Qual é o objetivo de sua busca?”;
- “Como podemos te ajudar?”;
- “Qual é o seu estado civil?”.
Entre outras informações relevantes, dessa forma, as campanhas focam em pessoas que podem consumir este tipo de produto conforme suas especificações.
O que é persona?
Diante do boom tecnológico que vivemos, o mundo digital expandiu o jeito de fazer negócio. Com o sucesso dos dispositivos digitais e a acessibilidade à internet, surgiram novos meios para praticar publicidade. E por conseguinte, novas estratégias de marca, como público-alvo e persona.
Como já falamos sobre o público-alvo, é hora de explicar o que é persona!
Persona é um perfil fictício fundamentado em características do cliente ideal de uma empresa. Ou seja, um modelo formatado de consumidor perfeito para aquele negócio. As personas devem ser baseadas em informações, a fim de lapidar melhor as ações de divulgação na web.
Como criar a persona?
Para construir a persona, o empreendedor e sua equipe de marketing fazem um mapeamento. Levantam dados úteis a partir de enquetes e perguntas personalizadas aos consumidores da marca.
Isso mesmo! Pessoas que compram ou que já compraram com a empresa.
Em conjunto com este trabalho, há o pareamento com dados sobre o público-alvo de modo geral. Se já foi possível detectar as principais dores de clientes reais e potenciais clientes, veja como criar persona!
- Escolha o processo para explorar as informações: enquetes, questionários, entrevistas, formulários e etc.
- Elabore as perguntas que não podem ficar de fora da pesquisa, descubra: A rede social mais utilizada, nível de escolaridade, idade, profissão, modelo de pagamento preferido, conteúdo mais procurado na web, entre outras informações.
- Efetive a estratégia! Faça os questionamentos para coletar dados, e com base nisso, traçar porcentagens de perfil.
Pronto! Se fizer isso, terá o mapeamento para desenhar as personas! Em seguida, identifique as correlações das pesquisas com a representação do público-alvo para formar personas específicas.
Veja a seguir um exemplo de como a segmentação com personas é feita de forma mais detalhada.
“Cliente Mariana” – é moradora da cidade do Rio de Janeiro, tem 31 anos, é mulher de classe média, leva uma vida corrida como professora. Solteira, mora sozinha, adora ler e fazer caminhadas sempre que possível. É formada em matemática pela Universidade Federal.
É apenas um exemplo, mas já dá pra se ter uma ideia de como funciona a estratégia. As campanhas podem ser elaboradas seguindo à risca o perfil perfeito do cliente, para aumentar a oportunidade de lucro.
Qual é a diferença entre público-alvo e persona?
Como pode perceber, mesmo sendo duas segmentações de marketing, ambas possuem formatos diversos de ação.
O público-alvo compreende pessoas que podem ter interesse em certo produto ou serviço. Enquanto a persona consiste na criação de perfis mais detalhados que se aproximam dos conceitos da empresa e do público-alvo.
A persona proporciona ações digitais mais certeiras do que o público-alvo geral. Oferecendo uma apresentação de negócio mais personalizada para cativar os potenciais clientes.
Se você se sente inseguro para aplicar as segmentações de público-alvo e persona, podemos trabalha a essência da sua marca, traçando um plano de ação com estratégias criativas. Nosso objetivo na consultoria de marca é despertar sensações e criar conexões, de forma autêntica e relevante, que será intencionalmente trabalhado através de conteúdos que envolvam o consumidor, afinal é um investimento excelente em marketing digital para quem quer crescer!
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