A fotografia é mais do que uma imagem. É arte. É um transmissor de significados.
Afinal, os elementos mostram uma história real. Autêntica. Uma narrativa visual que envolve emoção, argumento e outras sensações.
Logo entende-se que uma imagem cria conexões. O que não é diferente na narrativa visual de marca.
Vale lembrar que muitos se apegam mais ao lado visual do que o verbal. Julgando “de cara” o livro pela capa. O que torna esse processo ainda mais desafiador. Não é verdade?
Por isso, preparamos um conteúdo fresquinho! Cheio de dicas para você. E já demos outras dicas também de como construir a narrativa visual de marca com a fotografia.
O que é narrativa visual?
A narrativa visual é a maneira de construir uma história a partir da imagem. Em geral, empresas usam o recurso para impulsionar seu posicionamento de marca. Isto é, criar um vínculo com clientes contando algo de valor sobre a marca. Ideias, histórias, relatos e conceitos.
A narrativa visual é capaz de atrair pessoas pelo olhar. Seja para comprar, visitar um site ou dialogar nas redes.
Pense que antes de ler o livro, observamos as imagens. A sinopse do conteúdo. Por que seria diferente com a fotografia? A narrativa visual tem esse poder! Comunicar histórias de modo mais humano, perceptível e preciso.
Por que é tão importante ter a narrativa visual definida?
Em primeiro lugar, é bom deixar claro que a narrativa visual tem a “missão” de encantar o espectador. E quando contém uma estratégia bem definida, a ação é mais certeira.
Dessa forma, o público fica mais motivado, curioso. Disposto a se aproximar da marca pelo que vê. Esse gerenciamento de emoções deve ser levado em conta na criação da imagem.
O lado bom? Uma fotografia pode ser feita de forma simples. Rápida. Usando apenas um celular, a construção da narrativa visual pode começar!
E aí, quer algumas dicas? Veja o que vem a seguir!
Como construir a narrativa visual da marca com a fotografia?
O que o público quer ver? Criatividade? Confiança? Inovação?
Para saber, é bom ficar de olho no próprio público, viu? As narrativas visuais de sucesso têm um diferencial. Surpreendem o público. Geram engajamento, novas conexões, compras…
Mas, o fácil acesso a internet aumenta a disputa por espaço. Então, como criar a narrativa com maior valor e audiência?
Tenha um repertório visual
A mensagem visual envolve referências, inovações e muita criatividade. Logo, o profissional com amplo repertório visual sai ganhando. Já que não fica preso à um padrão repetitivo. Ele não se sujeita ao “mesmo trabalho de sempre”.
Sem dúvida, quem tem o objetivo de construir narrativas sólidas precisa de uma “biblioteca visual”. Deve estudar estilos, referências e combinações que originem produções modernas.
Afinal, mostrar o “novo” também significa “repaginar”!
Fique atento a composição visual
A composição visual é a harmonia do tema com os fatores em volta. E claro, o enquadramento de todos eles na fotografia.
Ao lidar com a composição visual, alguns tópicos devem ser analisados. Como:
- as linhas no enquadramento;
- a paleta de cores;
- o ponto de vista;
- a junção dos elementos;
- o foco no assunto principal;
- o equilíbrio com os fatores secundários.
Pensando nisso, a narrativa visual deve fazer alinhamentos de maneira inteligente. Captando a atenção a todos os valores.
Analise a mensagem a ser transmitida
Ao compreender o que é narrativa visual, vemos que o foco é a mensagem a ser transmitida. A imagem com potencial criativo.
Desse modo, analisar a mensagem a ser transmitida deve acontecer em primeiro lugar. Ter em mente o conteúdo ao falar com o público por meio da fotografia.
Produzir uma imagem que apresente seu conteúdo com clareza e simbolismo é essencial.
Conte sua história com fotografia
A fotografia é uma arte que não se restringe ao comodismo. Cada foto tem uma história. Tem sua própria mensagem.
Além disso, não é nenhum segredo que a compreensão de um ponto de vista depende da comunicação. Da maneira como o argumento é levantado. Exibido.
Por este motivo, vale a pena organizar as ideias e as metas antes de partir para ação. Refletir sobre a história presente na fotografia.
Vale ressaltar que a narrativa visual da marca abrange aspectos além das fotografias. Ou seja, outras técnicas de marketing, de abordagem… Portanto, ao divulgar uma campanha, é bom ficar ligado na narrativa verbal. Principalmente, quando a foto vem acompanhada de um texto na página.
É necessário que ambos os exemplos de narrativa visual falem a mesma língua. Evitando distrações e mistura de “mensagens” desconexas. Apresentar um material coeso e preciso na fotografia faz toda a diferença no mercado.
Está precisando comunicar melhor sua essência de marca? Confira nosso trabalho e conte conosco para construir a narrativa visual de sua marca com eficiência, muita criatividade e empenho!
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