Desde já, é bom saber que marketing e vendas são duas diferentes áreas dentro de uma empresa. Mas ambas são muito importantes para os processos do negócio. Especialmente à medida que se complementam.
Atualmente, com o grande sucesso da internet, o marketing digital tornou-se peça-chave. Ainda mais na hora de atrair clientes. Bem como, ao vender com eficiência para um público definido.
Vale destacar que o meio digital não possui limites quando o assunto é divulgar e engajar uma ideia. Não é mesmo? Dessa forma, muitas marcas encontram espaço na vida dos consumidores. Como por exemplo, apresentando tendências, campanhas digitais, diálogo e muito mais.
Sendo assim, diante de uma relação mais “próxima”, as vendas aumentam como consequência.
Mas como fazer isso dar certo? Como integrar dois trabalhos distintos? Aprenda mais sobre Marketing e vendas: Como se complementam.
O que é Marketing?
Para começar, marketing é o conjunto de estratégias que valoriza uma marca ou produto diante do público. Desse modo, o setor estuda o mercado e potenciais clientes, a fim de identificar como despertar o consumidor. E assim, garantir que compre as soluções da marca.
Além disso, a gestão de marketing e vendas constrói um diálogo de confiança. Com o intuito de promover produtos específicos como a melhor saída para os clientes.
Vale a pena lembrar que as técnicas de divulgação, criação, comunicação e engajamento passam pelo marketing. Por isso, saber encaixar os fundamentos ao que o público procura na marca é essencial.
Como Marketing e Vendas se complementam?
Não… não é nenhum segredo que a relação entre marketing e vendas tem como objetivo: fortalecer um negócio. Além do mais, isso acontece a partir de vendas e campanhas, digitais e físicas.
Consequentemente, a gestão de marketing e vendas influencia os lucros da empresa. Potencializando as tarefas ao educar o consumidor nas diversas fases da compra.
Agora, imagine você… anunciando um produto com propriedade. Dominando a técnica da persuasão e agregando valor. Usando elementos visuais. Pois é, a chance de vender é maior, não é mesmo? Por isso, marketing e vendas se complementam.
Assim, o marketing capta potenciais clientes. Nutrindo-os com informações úteis. Que por sua vez evidenciam a necessidade de compra no consumidor. Mostrando a ele que precisa de tal produto.
Entende-se que as principais estratégias de marketing são:
- Comunicação;
- Planejamento;
- Identidade visual;
- Técnicas de branding;
- Definição do público;
- Criação de personas;
- Campanhas visuais.
- Posicionamento de marca
Entre outras atividades… Já as vendas sinalizam o desfecho positivo da jornada.
Como aumentar as vendas através do marketing?
Em primeiro lugar, é indispensável reconhecer o marketing como uma das etapas antecedentes às vendas. Por este motivo, toda estratégia eficiente assegura o sucesso das negociações.
E você, quer saber como fazer isso? Confira as dicas abaixo!
Conheça o público
Antes de mais nada, conheça o público que pode impactar os resultados. Ou seja, as pessoas que demonstram mais interesse nas soluções da marca. Desse jeito, as ações são voltadas para consumidores com oportunidade de negócio.
Quer alguns exemplos? A divulgação de alimentos caninos direcionada a donos de pet. Ou aplicativos de música para instrumentistas.
Afinal de contas, o que vale é mapear o público que representa possíveis rendimentos. E assim formular estratégias que encaminhem as vendas.
Atraia potenciais clientes
Se você já sabe quem são os potenciais clientes, estude como atraí-los. Para isso, utilize meios mais populares atualmente. Como o Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e etc.
Use o marketing de conteúdo e as demais técnicas de marketing digital para conquistar o público das redes. Visto que no ambiente existe a maior parte de leads qualificados. Pessoas dispostas a adquirir o produto ou serviço oferecido.
Crie o funil de vendas
Isso mesmo que você leu! Decerto, o funil de marketing e vendas alinha ambos os serviços. Trata-se de uma estratégia construída em três fases: topo, meio e final.
- Topo: Divulgação – anúncios, marketing de conteúdo, enquetes;
- Meio: Geração de leads – guias, e-books, e-mail marketing e etc;
- Final: Chance real de venda – Gatilhos e oportunidades únicas.
Cada período demanda técnicas efetivas para o cliente chegar ao próximo nível do funil.
Execute o pós-venda
Da mesma forma que o caminho até as vendas é importante, o pós-venda também é. Aliás, consiste em uma das estratégias de marketing e vendas mais eficientes. Pois cativa o cliente a continuar fazendo negócio com a marca. Além de compartilhá-la com parentes e amigos.
Logo, o pós-venda é bem executado com pesquisas de satisfação, coleta de informações e processos de recuperação e etc.
Benefícios da relação entre Marketing e Vendas
Em síntese estes são os principais benefícios da relação entre marketing e vendas. Confira!
- Alavancagem de ganhos;
- Captação de clientes interessados;
- Economia de tempo e dinheiro;
- Menos campanhas e mais assertividade;
- Trabalho com conhecimento técnico;
- Geração de soluções relevantes.
Como pode perceber a importância de marketing e vendas reflete no sucesso da marca. Por isso, quanto mais esforços existirem nos setores, melhores serão os resultados.
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