Posicionamento de marca nas mídias sociais: O que é?

O posicionamento de marca nas mídias sociais está ligado ao reconhecimento que a empresa tem diante do público. Bem como do mercado em geral, é verdade.

Afinal de contas, a forma como a marca se comporta em seus diversos canais ajuda a destacá-la. A torná-la relevante. Isto é, dentre tantas concorrentes dos dias de hoje. E isso vale muito, não é mesmo? 

Ainda mais pelo alto número de empreendedores e produtos que surgem a todo momento. Pessoas que, sem dúvida, querem fazer a diferença para elevar seu negócio.

Vale lembrar antes de mais nada que a internet tem o maior potencial de prospecção. Para divulgar, engajar, vender, propor soluções… 

Além disso, serve para se aproximar do público, não é verdade? E é a maneira mais econômica de fazer isso. 

Então, se tanto a imagem como o modo de se comunicar têm o poder de melhorar os resultados, por que deixar isso de lado? Participar do dia a dia do cliente, de forma inteligente, amplia a chance de venda. 

Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia o que preparamos para você! Saiba mais sobre o posicionamento de marca nas mídias sociais: o que é?

 

O que é posicionamento de marca?

Em primeiro lugar, posicionamento de marca se refere a forma como a empresa quer ser vista pelo público. Ou seja, como quer ser reconhecida.

Então, reflita o seguinte: 

  • Qual é o papel de sua marca? 
  • Como o público a vê ou poderá vê-la em breve?
  • Quais referências pretende criar para as pessoas? 

Uma marca pode ser: confiável, criativa, engajada em causas sociais, moderna… 

Mas, para isso ficar nítido, o trabalho deve ser feito. Campanhas, branding, comunicação visual, verbal, etc. Todas com o objetivo de conquistar um bom posicionamento de marca.

A partir disso, a marca influencia a percepção dos clientes. E inicia um vínculo com o público, que passa a depender de como ela se posiciona, do que tem a mostrar.

Mas, como executar isso? Como posicionar a marca nas mídias sociais?

Veja 4 dicas muito importantes!

 

Como definir o posicionamento:

Agora que você entendeu a importância do posicionamento de marca, veja algumas dicas para colocar isso em prática. Vamos a elas!

 

Conheça o seu público

Para começar, conheça o seu público! Estude o perfil, a idade, as dores, o estilo de vida… 

Além disso, faça um mapeamento das redes mais usadas por ele. É nesse ambiente, em especial, que sua marca deve interagir mais. Onde a chance de atrair clientes é maior. 

E claro, não esqueça de criar um bom planejamento acima de tudo, ok? Isso evita uma série de erros. Como, por exemplo, tentar vender um kit de churrasco em um grupo de veganos no Facebook. Isso seria péssimo. 

Por isso, pense bem antes de agir. Defina o seu público.

 

Humanize sua comunicação

Não adianta criar uma comunicação que não seja pessoal, humana. Até porque abordar clientes é “falar” com eles. Tornar-se acessível, próximo. Com o mesmo tom de voz, não é mesmo? 

E como isso funciona?

O público de modo geral prefere lidar com empresas “reais”, que falam a sua língua. Sobretudo, marcas autênticas que interagem de forma mais aberta, familiar. 

Diante disso, a empresa parece entender o seu cliente, e ele, por sua vez, nota. O que significa que o posicionamento da marca será muito melhor com toda certeza! 

Por isso, humanize sua comunicação. Tenha um perfil empático e pessoal acima de tudo. 

 

Priorize as redes mais relevantes

Uma empresa pode ter contas em todas as redes sociais possíveis. Mas será que isso a torna um destaque?

Bem, a resposta é não! Mesmo com vários tipos de posicionamento de marca, o objetivo de todos é um só: fazer “a voz” ser ouvida. 

Portanto, mantenha a presença digital onde seu público for mais ativo. Priorize as redes sociais mais relevantes para ele. Forneça conteúdos bem direcionados. Com isso, as ações serão mais certeiras. 

Além do mais, escolha as mídias sociais ideais depois de entender como cada uma funciona. Avalie a forma de dialogar, como as interações são feitas, as imagens que pode inserir, etc.

Lembre-se que é muito difícil gerenciar todas as redes, não é? Por isso, dê mais atenção às melhores.

 

Tenha conteúdos autênticos

A produção de conteúdo é fundamental para o branding e posicionamento de marca. Afinal, estamos falando de transmissão de informações úteis. 

Um mecanismo que, sobretudo, visa nutrir o cliente. De modo que ele sempre ache soluções nos conteúdos. Porque também sabe que está diante de algo confiável, autêntico.

E com a concorrência à espreita, além do mais, a originalidade é essencial. Para isso, personalize seus conteúdos. Mostre a essência da marca de forma clara e objetiva.

Agora é a sua vez! O que tem a dizer sobre sua empresa? Como as redes podem mostrar o valor dela para o público? Acredite em você antes de mais nada! Amplie o posicionamento de marca nas mídias sociais com essas dicas. Logo você verá o resultado. E se precisar podemos lhe auxiliar em todo este processo de construção de posicionamento, vamos criar juntos?

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