Comunicação visual: O que é; a fotografia na comunicação

Se você tem dúvidas sobre a comunicação visual, é hora de aprender um pouco mais. 

Mas, tudo bem! Nós iremos te ajudar! 

De fato, a comunicação tem papel fundamental nos negócios. Pois sem ela seria quase impossível atrair clientes. Além de criar ações lucrativas ou divulgar a marca. 

A comunicação visual, sobretudo, é a tarefa de informar com conceitos visuais. Dessa forma, serve para mostrar uma ideia, uma notícia, um produto ou campanha social.

Por outro lado, o processo de criação é desafiador. Ainda mais se você não domina algumas habilidades necessárias, a fim de comunicar sua essência, o trabalho exige dados específicos e um olhar analítico, afinal. Nosso intuito é garantir os melhores resultados, não é mesmo?

Por isso, precisamos falar sobre a comunicação visual: o que é; a fotografia na comunicação. Prepare-se! Sem dúvida, seus esforços serão recompensados! Então, leia até o final, ok?

 

O que é comunicação visual?

A comunicação visual é o meio de transmitir a mensagem com elementos visuais. Ou seja, os itens surgem de maneira representativa na imagem. A partir da paleta de cores, formas, infográficos, fotografias, vídeos etc. 

Os aspectos visuais são usados em notícias, testemunhos, campanhas de vendas, etc.

Em outras palavras, o foco da estratégia é dizer algo ao público pelo olhar. Estimular uma percepção que conduza clientes, que incentive-os a comprarem, acima de tudo, que valorizem a marca. 

Mas, para funcionar, deve- se comunicar de modo objetivo, claro e criativo.

 

E por que a comunicação visual é importante?

Vale ressaltar que quase sempre o aspecto visual tem mais destaque do que a escrita. 

Quer um exemplo disso?

Certamente você já viu alguém “julgar” um livro pela capa. Ou ver um filme só porque gostou do trailer. Sabe por quê? Pois, o elemento visual gera sensações de maneira mais imediata do que o texto. 

Antes de mais nada, impressões como medo, amor, desejo, segurança… 

Por isso, afirmamos que a campanha visual é mais certeira para uma marca. Já que cativa o público mais rapidamente. Ainda mais em canais de maior alcance. 

Mas e a fotografia, onde se encaixa? 

 

A fotografia e a comunicação visual

Na sua opinião, por que a fotografia tem sido utilizada em todas as áreas do mercado?

  • Por que é mais fácil de mostrar algo? Do ponto de vista que quase todo mundo tem um celular para captar fotos…
  • Por que é mais barato na hora de divulgar ideias? Já que assim as ações são promovidas em redes sociais e não em outdoors e outros canais mais caros… 
  • Por que permite personalizar a marca em produtos? Com a criação de brindes e materiais personalizados… Exemplos: canetas, canecas, blocos, etc.
  • Por que é uma maneira de ficar na memória do cliente? Um dos efeitos da comunicação bem-sucedida…
  • Por que as fotos tornam a propaganda mais real, e assim, vendem mais? Isto é, com cenários realistas… culturais… emocionais… 

De modo surpreendente, a resposta para todas as perguntas é “sim”! A comunicação com a fotografia traz muito mais vantagem do que por outros meios. É claro, quando “fala a mesma língua” que o projeto, antes de mais nada.

Além disso, o método é super acessível nos dias de hoje. Dispõe tanto de câmeras profissionais como de smartphones, por exemplo. 

De todo modo, a fotografia agrega valor emocional. Bem como é gerada de forma mais popular. Humanizada, certo? 

 

Funções da comunicação visual

Agora é hora de ver as principais funções da comunicação visual. Logo abaixo você verá as vantagens da perspectiva visual na marca.

 

Ter um estilo visual próprio

Toda marca que não abre mão da comunicação visual tem um estilo visual próprio. Ou seja, possui uma identidade que a diferencia das demais empresas. Com isso, o cliente a reconhece. Ele nota as referências e as conecta à marca.

 

Criar um relacionamento com o cliente

Em meio a era digital, quem não se atualiza fica para trás, não é mesmo? Sem dúvida, as marcas que fazem isso participam mais da vida do público do que as outras. Então, fazer “contato visual” nas redes ajuda a criar um relacionamento com o cliente. E assim aumentar a audiência, o engajamento.

 

Transmitir a mensagem com mais rapidez

É normal que as pessoas não gastem muito tempo com todo tipo de material. Em geral, imagens transmitem a mensagem com mais rapidez, de maneira mais objetiva. Por causa disso, a estratégia prende a atenção do cliente.

 

Marcas que usam a fotografia e a comunicação visual:

Abaixo você verá alguns exemplos de marcas de sucesso que usam a fotografia e a comunicação visual:

  • Uber;
  • Red Bull;
  • Coca-Cola;
  • Airbnb.

Pronto! Viu como é importante investir em comunicação visual? Então, não perca tempo! Dê o destaque que sua marca merece. Conte com nossos especialistas para te ajudar!

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