Canais físicos e digitais: Como integrar

Não é nenhum segredo que hoje não se vende mais só com a loja física, não é mesmo? Pois é! A fim de criar uma marca de sucesso, é bom vender nos canais físicos e digitais. Com certeza!

O lado bom, por sua vez, é que não é mais tão difícil assim, não é? Ainda mais com a ajuda da tecnologia. 

Com ela você tem a praticidade de atrair clientes, engajar, vender e fidelizar… e, olha, de um jeito muito mais barato e certeiro do que o de antes. Isso nos canais físicos e digitais, é claro. 

Mas, vamos com calma! Antes de tudo é crucial entender o que cada um deles pode te oferecer. Saber como usá-los a favor do seu negócio. E também conhecer quais são os tipos de canais de vendas. 

Desse modo, você tem como integrar os canais físicos e digitais e focar no cliente. Com um design único, que não o confunda. Assim todos os pontos de contato serão mais produtivos e falarão a “mesma língua”. E também serão mais confiáveis para as pessoas.

Entenda mais sobre os canais físicos e digitais. Veja o que você deve fazer para encantar o cliente com o seu design.

 

O que são canais físicos e digitais?

Você sabe o que é um canal digital? 

Os canais digitais são pontos de contato entre a marca e o cliente em um espaço online. O qual, por sua vez, fica ativo 24h por dia. Assim, a qualquer momento que ele quiser, pode achar soluções em tempo real.

E não é só isso, viu? Em um canal digital, como uma rede social ou o site da loja, por exemplo, ele acha dicas úteis, promoções, etc.

Desse modo, o cliente interage com a marca. Compra, pesquisa, dialoga e mantém um vínculo confiável. 

E o que são canais físicos?

Bem, um canal físico é o local onde a sua marca vende “pessoalmente”. É onde o cliente vai faz o seu pedido para um funcionário ou uma máquina da loja. Lá ele compra, ou apenas retira o produto.

Mas… tenha atenção, ok? Ter uma boa imagem, e um design que mostra a essência da marca, é essencial! Tem gente que não compra ao ver que a loja física é “feia”, suja e/ou duvidosa. E quando ela não se parece em nada com a online.

Então, para vender os seus produtos seja na loja ou na internet você deve alinhar os canais físicos e digitais.

 

Por que você deve vender nos canais físicos e digitais?

Se ainda está em dúvida, veja as vantagens das lojas físicas e virtuais.

É mais prático para o cliente

Se a sua loja tem um canal digital, é mais prático para o cliente. Pois assim ele pode buscar produtos e serviços a hora que quiser. Além do mais, ele pode optar pela compra na loja física. Ou pela retirada no endereço. Então, seja como for, a marca tem mais chance de vender.

 

Cria um vínculo entre ambos

No canal físico, se pode testar o produto. Experimentar. Falar com o vendedor sobre o que você quer comprar. Não é mesmo? Mas não é só lá, viu? Nos canais digitais, como no Facebook, no Whatsapp e no chat do site, dá para tirar as dúvidas. Além de sugerir, reclamar e pedir ajuda. 

Uma marca confiável está com o cliente em mais de um ponto de contato, viu? 

 

Dão mais informações 

Os canais físicos e digitais dão mais informações sobre produtos e serviços. Não é verdade? Assim fica mais fácil saber quanto custam, quais são os seus benefícios, etc. Então, quanto mais informação der ao cliente, mais ele irá se sentir seguro em fazer negócio com você.

 

Cria uma identidade visual

Toda marca quer que o cliente se lembre dela e de seus canais físicos e digitais. Você também quer isso para o seu negócio, não quer? Pois é… Ter uma loja online e física torna a marca mais famosa. Mais reconhecida. Com uma identidade visual! O que exige, é claro, uma comunicação bem alinhada nos dois canais para que isso aconteça. A fim de atrair mais clientes, estimular emoções e usar o mesmo tom de voz. Seja onde for!

 

Como criar o design dos canais físicos e digitais?

O que você não pode jamais esquecer é da importância de integrar o seu design em TODOS os pontos de contato. O cliente precisa saber “onde” está e “com quem” ele está falando nos canais físicos e digitais, viu? Pela cor, pelo tom de voz, pelo tipo de comunicação…

Veja algumas dicas.


Tenha um planejamento

A fim de criar o design dos dois canais você deve se planejar. Pensar na imagem que reflete a essência da sua marca. O seu foco no mercado. E, assim, usar a cor ideal, um símbolo autêntico e um tipo de letra que transmita a sua mensagem. No site, nas redes, nos panfletos e até mesmo no uniforme. Use o mesmo design, hein!


Ofereça canais físicos e digitais acessíveis

Um dos erros de muita empresa por aí é colocar uma loja “escondida”. Ou dificultar a navegação na web. Não faça isso! Escolha um bom lugar para vender, tenha um site acessível e valorize o seu negócio nos canais disponíveis. Isso faz parte da imagem que você mostra ao seu cliente, viu? E evita que a pessoa se sinta insegura em comprar na loja física ou virtual.


Comunique-se

Não adianta nada ter uma boa ideia se você não fala sobre ela, não é? Você precisa se comunicar nos canais físicos e digitais. Use vídeos, postagens, músicas, textos, ações, enquetes… Se aproxime do público e mantenha a presença nos dois ambientes. Comunique-se. Alinhe a comunicação visual nos pontos de contato. Se organize e tenha audiência!

Chegou a sua vez! Prepare-se para melhorar as vendas nos canais físicos e digitais! Planeje o seu design, a logística e o marketing. E veja mais dicas no nosso blog!

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