Como deve ser feito o atendimento online?

Será que a sua marca sabe como fazer atendimento online nos dias de hoje? Veja bem… lidar com um cliente pelo meio digital não é a mesma coisa do ponto físico, viu?

O bom gestor pensa em como deve ser feito o atendimento online de sua empresa. E, caso não saiba o jeito de fazer isso, ele conta com o apoio de terceiros. A fim de criar uma marca mais forte. Ativa e confiável. 

E não é só por uma via, não é mesmo? Mas sim por alguns canais digitais que fornecem uma conexão mais certeira, alinhada com o seu serviço. Como os chats, as redes sociais, o Whatsapp etc. Meios que possam atrair, conduzir e manter a rede de clientes. Dar antes de tudo um bom suporte e um toque mais humano à sua comunicação. 

É claro que nada é tão fácil como parece. O atendimento não presencial ao cliente deve ser planejado. Bem feito! Ter boas ferramentas. Por isso, você deve descobrir como atender um cliente pela internet. Que tal algumas dicas? Veja o que é e como fazer!

Atendimento online, o que é?

O atendimento online é um meio que as pessoas usam para entrar em contato com as marcas pela internet. Assim, tiram dúvidas, pedem ajuda, compram e questionam o serviço. Sem nem mesmo sair do lugar em que estão.

É bem mais prático, ágil e moderno. Ou seja, tudo o que as pessoas buscam hoje em marcas confiáveis. Marcas que facilitam o dia a dia, não é mesmo? 

Além do mais, muitas ferramentas digitais se mantêm ativas 24h por dia. Com isso, a marca sempre tem como fazer atendimento digital e mostrar a sua eficiência! Aumentar a sua credibilidade. Você não acha? 

Por que fazer atendimento online?

Quem quer ter sucesso não pode abrir mão de atender bem o seu público. Cuidar dele, estar disponível. E nada melhor do que os canais online para fazê-lo. Como os chatbots, o e-mail, o Whatsapp e tantos outros apps. Os quais, por sua vez, contam com conversa por texto, sistema automatizado, vídeo e voz.

As vantagens do atendimento online são:

  • Tom de voz mais humano;
  • Construção de uma marca fiel ao seu público;
  • Agilidade nas ações;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Criação da lista de dados para campanhas e vendas.

Quer saber como deve ser um atendimento online? Veja as dicas que temos pra você!

6 dicas para o atendimento online

Conheça o seu público

Pode parecer clichê, mas não é. Nem todo gestor sabe com quem ele dialoga. Ou para quem ele quer vender. Não sabe a forma como falar com os seus clientes, pois não sabe quem são.

O melhor roteiro para atender uma pessoa do outro lado da tela é com a noção do que ela gosta e do que ela precisa. De acordo com a sua região, seu estilo de vida, sua idade, necessidades, etc. 

Então, antes de mais nada, conheça o seu público e molde o seu jeito de atender para falar a mesma língua que ele. E claro, ser mais amigável.

Tenha bons aliados

Como já diz o ditado: “a união faz a força”. Por isso, tenha bons aliados. Colaboradores que sejam capazes de fazer o atendimento online do seu negócio.

Para isso, faça treinamentos, dê feedbacks, peça uma avaliação do cliente ao final do atendimento. Diminua os pontos negativos.

Desse modo, você passa a ter um time mais preparado para falar com as pessoas e conquistá-las. Você vai ver!

Dê uma resposta rápida

Já parou pra pensar que todo mundo detesta a famosa “musiquinha de espera”? E por quê? Porque ela não para de tocar nunca e o atendimento não chega. Nem a solução do problema. Não é verdade?

Busque a agilidade nos seus canais de atendimento. Dê uma resposta rápida, não deixe o cliente esperando por muito tempo. Esse é o diferencial que muita gente procura.

Além do mais, é a rapidez no diálogo que também agiliza as demandas. Fica mais organizado, com menos fila e menos insatisfação do outro lado.

Tenha um padrão

Qualquer marca que se preze precisa ter um padrão, viu? Não dá para falar de modo formal e informal na mesma conversa. Usar gírias e depois ter um tom de voz mais sério. Isso só vai confundir as pessoas e afastá-las.

Tenha um padrão de atendimento online. Elabore modelos a seguir e use o mesmo tipo de comunicação em todos os seus pontos de contato.

Escolha os canais digitais

É um erro querer usar “tudo o que tem direito” para atender os clientes. Pois dessa forma o trabalho fica mais puxado e com mais chance de falha. O ideal é escolher uma plataforma online para responder as pessoas.

Escolha os canais digitais com as melhores funções para adaptar o seu tipo de negócio. Estude bem as suas opções de atendimento online antes de definir qual você vai usar.

Veja se o diálogo será por chatbots e por texto, ou até mesmo por vídeo chamada. Assim não há desperdício de investimento e nem desordem.

Use as mensagens automáticas

Uma dica de ouro é usar as mensagens automáticas para iniciar a conversa. O que, por sua vez, já conduz o cliente para onde ele quer ir. Se ele quer falar sobre um produto, se ele já é cliente, se ele só quer ajuda…

Desse modo tem como ir adiante e o atendimento é mais prático. Sem tomar muito do seu tempo.

Listar as perguntas frequentes também é uma ótima ideia. Pois o cliente já acha a solução sem nem falar com um atendente, viu? 

Pronto! Você já viu como deve ser feito o atendimento online, então prepare-se! Tenha uma marca mais acessível e colha os bons frutos do seu serviço!

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