Quais são as 4 etapas do processo criativo?

Criatividade é treinamento, e é normal ás vezes ficar sem ideias, mas… não dá para cruzar os braços e deixar para lá. Você quer achar uma nova solução, só não sabe como. Certo? Pois é! É por isso que deve conhecer quais são as 4 etapas do processo criativo! 

O processo criativo é a forma como as novas ideias passam a surgir na mente. Na verdade, é o que você faz para que elas apareçam. É bom lembrar que a fim de que o seu potencial ganhe em inovação, em poder de criação, você deve optar por novos hábitos. 

Ações que vão nutrir os processos criativos nas artes visuais, nos estudos, nas vendas etc. Ou seja, os objetivos da criatividade não se atém a só um tipo de trabalho. Não mesmo! Em toda área precisa de um fator novo, algo útil.

E não é só o gestor que deve contar com isso, viu? O colaborador também. Quem é criativo no que faz tem mais chance de sucesso. O que, aliás, não é feito de qualquer maneira! Mas sim com organização. Foco. Dedicação. Já demos aqui dicas de como ser mais criativo, e hoje vamos desmembrar o processo criativo. 

O que é processo criativo?

Antes de saber quais as 4 etapas do processo criativo, é bom dominar o conceito. E é isso que a gente vai fazer aqui, ok? Vamos lá!

O processo criativo é a tática de organizar a linha de raciocínio em estágios. É constituir ações a fim de que a decisão final traga algo novo. Com mais chance de surpreender. De impactar.

Não é nenhum segredo que a criatividade é a chave no processo de criação, não é mesmo? Sem ela é quase impossível se destacar.

Desse modo, quem abraça o método e entende quais são os processos criativos torna-se mais eficiente no que faz. 

Afinal, quais são as 4 etapas do processo criativo?

Cada um é responsável pelo seu processo criativo, não é verdade? Pois sabe como gerenciar seus hábitos, seu esforço, sua mente… 

Mas, é bom lembrar que o processo criativo é dividido em quatro etapas. E agir em função delas é o que faz a diferença. Veja quais são!

Preparação

A primeira fase do processo criativo é entender o que é o projeto. O que ele exige de você. E o que deve representar. 

É neste momento que há a busca das referências, a fim de espelhar a essência da marca ou pessoa sem perder de vista os seus objetivos, ok?

Ou seja, é o primeiro passo para que a sua ideia seja útil, antes de mais nada, e que ganhe vida. Assim, a fim de que passe a pensar nela de forma clara no seu dia a dia, você deve se preparar. Tomar nota das principais informações que permeiam a proposta original e ter isso como a sua base. Não se esqueça!

Então, comece a assimilar:

  • Quais são os problemas que podem surgir, e aqueles que você mesmo já enfrenta;
  • Qual é a sua meta;
  • Quais são os caminhos que pode tomar;
  • Quais são os parâmetros do projeto;
  • Como a sua criação pode ser.


Incubação

Já na fase da incubação se deve fazer o oposto, viu? É a hora de limpar a mente. De não decidir nada, apenas deixar por conta do seu inconsciente que já tem os dados do projeto. Por isso, não pense nele agora.

Você deve manter a sua rotina normal, executar as tarefas que já tem costume, ter mais períodos de descanso, de lazer. É claro que você não vai largar os seus outros trabalhos. Mas é uma boa hora para meditar, prestar mais atenção ao seu redor e abraçar o seu “ócio criativo”. 

O processo também funciona de forma natural, inconsciente. O seu cérebro faz conexões sem que você note. Então, acredite, a sua mente já está atuando! Não foque nisso agora.

Iluminação

Você está caminhando e de repente tem uma ideia sem mais nem menos? Como se uma lâmpada piscasse sobre a sua cabeça igual aos desenhos. Ótimo! É sinal de que está no percurso do processo criativo. 

É nesta fase, depois de descansar a mente, que as ideias começam a surgir e você volta a olhar o seu projeto inicial. A solução começa a tomar forma e é bom não deixar de anotar nada, viu?

Junte as suas anotações de agora às referências iniciais e ao objetivo da sua criação. Fale com a sua equipe ou o seu gestor, faça o brainstorming.

Verificação

É na verificação que se valida o que pensou na etapa anterior, na iluminação. Com isso, são feitos os testes a fim de saber se há ou não uma forma de executar. É a hora de agir! De aplicar o conceito na prática até ter certeza de que é a melhor solução.

É bom, antes de tudo, não ignorar as ideias de quem está com você nessa. Não descarte nada. Teste o que puder. Faça campanhas, enquetes, e avalie o resultado dos testes. Logo vai achar o caminho a seguir. Não desista!
Pronto! Agora que você já sabe “quais são as 4 etapas do processo criativo?”, inclua ele nas suas criações de produtos e serviços, e logo vai ver que a criatividade é mais real do que pensou um dia.

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