Nem todo mundo sabe como o design pode ajudar seu negócio, não é mesmo? Pois é… Ainda que se fale sobre a importância do mesmo, poucos enxergam o seu valor no mercado e nos lucros.
Daí, nasce a dúvida: “Como o design ajuda a vender?”.
Vamos lá! Antes de mais nada, é bom lembrar o que já não é segredo para ninguém. Toda marca deve ter a sua identidade, a sua voz, a sua imagem, os seus valores, a sua essência!
Não é só pelo produto que uma marca fica no topo. Mas também na audiência que ela gera, na percepção que cativa e no jeito que chama atenção.
Aliás, tudo hoje é muito visual. Digital. Então, ter uma imagem que venda mais é o que vai mudar os rumos do seu negócio. E essa é uma tarefa do design!
O que é design?
O design é o serviço de planejar, traçar e produzir soluções criativas no campo visual.
É a área que foca em criar uma imagem de marca, de produto ou de campanha. A fim de atrair clientes, ter uma voz mais ativa e confiável. Vender produtos melhores.
O designer gráfico é a pessoa que trabalha com este tipo de projeto.
É ele quem “define” a cor, o símbolo ideal, o tipo de letra que melhor se encaixa com o slogan, o design do produto… O que não é feito do dia para noite, viu? Existe todo um processo criativo que se deve seguir até chegar a hora de revelar o seu projeto visual.
Etapas do projeto de design!
Briefing
Antes de tomar qualquer decisão, vale a pena contar com um briefing. É o documento que reúne dados sobre a marca, suas metas, seu tipo de público etc.
Moodboard
Ter boas referências para o moodboard é como montar uma coletânea de fotos, vídeos, ilustrações e ideias que indiquem o melhor caminho.
Testes
Com isso, iniciamos os testes e desenvolvemos as primeiras formas de aplicação. Seja em campanhas, em produtos físicos ou na criação da identidade visual da marca. Porque investir em design gráfico é ter tudo isso em prática, ok?
Produção
Caso a sua criação visual seja bem recebida, tenha bom impacto e esteja alinhada à essência da marca, vem a parte de produzir.
Quer saber como o design pode ser útil no dia a dia do seu negócio, veja quais as vantagens do design neste post que desmistificamos todos os elementos de um projeto.
Como o design pode ajudar seu negócio: 4 Motivos
Ter uma marca mais autêntica
Todo mundo já passou em frente de uma loja sem letreiro e nem quis entrar. Você sabe por quê?
Não dá para confiar em quem não tem um “nome” logo à mostra, não é mesmo? Quem não mostra o que oferece e nem mesmo tem uma identidade à vista gera um tipo de incerteza nas pessoas.
Além do mais, o vínculo entre uma marca e um cliente só nasce quando eles se conhecem. E se reconhecem!
Ter uma marca mais autêntica conta bastante! Use o design e crie a identidade visual que a sua marca merece. Seja confiável. Cause uma boa impressão. Tenha uma proposta visual de destaque e use-a em todos os pontos de contato. Canais digitais, uniformes, flyers, sites e lojas.
Inovar
Você e os seus concorrentes vendem o mesmo tipo de solução ao público, certo? Ok! Pensando assim, o que você acha que pode fazer as pessoas escolherem a sua marca? Fazer igual a todo mundo ou inovar?
Claro que é a segunda opção! Dá para inovar na arte visual de uma embalagem, no layout do site, na fachada da loja, nas ações de comunicação etc. É bom usar as tendências ao criar o design da marca. Entender o que o público quer ver, o que ele gosta.
Mas tome cuidado, viu? Da mesma forma que uma nova atração traz pontos positivos, pode fazer o contrário. Por isso, foque sempre em agregar valor à sua marca. Estude as chances reais de como o design pode ajudar no seu negócio a partir de algo novo e relevante.
Aumentar a credibilidade do seu negócio
Um dos erros mais comuns no design é mudar a identidade visual de um projeto o tempo todo. Sem testes, sem base e sem foco.
Com isso, o consumidor não leva muita fé em quem está sugerindo o produto. Afinal, se ele é bom mesmo, por que toda hora tem um design diferente? Por que a logo não é a mesma? Será essa uma empresa suspeita?
Investir em design é o mesmo que investir em planejamento! Pois a tarefa de construir uma imagem confiável leva tempo e exige raciocínio. Só assim é possível ter uma imagem fixa, firme e criativa! O que vai aumentar a credibilidade.
Então, não confunda seus clientes. Mostre que a sua marca visual tem valor e que é confiável!
Ter uma boa comunicação
Se a sua empresa não marca presença em nenhum lugar, fica difícil alguém conhecê-la, não é? Vale a pena ter uma boa comunicação. Estar presente nos canais de busca e nas redes sociais.
Caprichar nos atributos visuais é outra dica de ouro! Pois são eles que vão deixar a mensagem mais clara e mais sensorial. O que atrai o público é a primeira impressão visual.
Por isso, cabe ao designer oferecer o melhor plano a fim de estabelecer um vínculo emocional, um bom posicionamento da marca e uma comunicação eficiente.
Gostou das nossas dicas de como o design pode ajudar seu negócio? Confira mais conteúdos no nosso blog!
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